.

Um terço dos solos disponíveis para o cultivo foi perdido nos últimos 40 anos, afirmam cientistas da Universidade de Sheffield (Inglaterra) que avaliaram estudos dos últimos dez anos sobre o tema. Os problemas maiores foram acarretados principalmente por poluição, erosão, causadas pelo uso contínuo da terra para a agricultura e pelo emprego intensivo de fertilizantes.

As culturas agrícolas usam da química para correções de acidez, adição de nutrientes, dentre outras situações. O quadro se agrava enquanto a demanda mundial por comida aumenta. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, até 2050 a produção agrícola terá de aumentar mais 50% em relação ao que é produzido hoje.

o solo

O solo é um recurso natural de alta importância social, econômica e ambiental. As práticas agrícolas inadequadas são responsáveis em grande parte pelo processo de erosão, contribuindo para a perda de solo e a baixa produtividade. A erosão resultante da ação do impacto da gota de chuva e da enxurrada sobre o solo, chamada de erosão hídrica é a principal forma de degradação dos solos no Brasil, além da retirada das partículas de solo, transporta os nutrientes, a matéria orgânica e os defensivos agrícolas, causando prejuízos na atividade agrícola.

O agricultor deve com toda certeza procurar um Engenheiro Agrônomo para orientações sobre o bom uso do solo. Em nossa cidade, de economia basicamente agrícola, os Engenheiros da CEPLAC podem fazer este trabalho.

Bibliografia: Revista Planeta Edição 517; professornettao.blogspot.com.br

(Material enviado pelo Prof. Antonio Moreira Neto-Nettão, Licenciado em Física pela FACE e Engenheiro Agrônomo pela UFBA. Professor de Física e Química dos Colégios: Durval Libânio, Colégio Santo Antônio e Colégio Nobre)
.

_________________________________________________________

.

RUI COSTA QUER ENDURECER PUNIÇÃO PARA NÃO DAR “REFRESCO” A CRIMINOSOS

rui costa O governador Rui Costa (PT) voltou a defender, na manhã de ontem, segunda-feira (16), penas mais duras para criminosos. Segundo o petista baiano, a medida é necessária para não dar “tanto refresco e boa vida” a autores de crimes.

Em entrevista à TV Record, o chefe do Palácio de Ondina reiterou críticas à audiência de custodia. Segundo o governador, no ano passado, 62% de todos os criminosos presos foram colocados em liberdade em 24 horas.

Rui Costa disse que há um “sentimento de frustação” entre policiais diante deste cenário. “Não há sistema de segurança que consiga conter essa ação”, afirmou.

O governador, que é pré-candidato à reeleição ainda pregou humildade ao ser questionado se o seu favoritismo aumento após o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), desistir de disputar o governo. “Não existe eleição ganha. Temos que trabalhar com a mesma humildade e o mesmo ritmo”, frisou. (Fonte: Bahia.ba)
.

_________________________________________________________

.

ONDE SERÁ QUE ESTÃO ESCONDIDOS OS DOIS MAIORES VELHACOS DE ITAMARI E REGIÃO?
.

beto-e-miquinha.

_________________________________________________________

.

COOLERG.