WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

ALUNOS APRESENTAM AO PREFEITO DE ILHÉUS PROJETO DE SUSTENTABILIDADE PARA A CIDADE

.

Um grupo de 30 alunos do Colégio Vitória esteve no centro do Poder Executivo Municipal para falar de um assunto muito sério. O futuro da cidade e das próximas gerações. A pauta do encontro atraiu a atenção do prefeito Mário Alexandre. Os alunos fazem parte do 1º e 2º ano do Ensino Médio e estavam acompanhados por alguns professores. Com resultados em mãos, apresentaram um projeto piloto que ajudará a cidade de Ilhéus se tornar ainda mais sustentável – o Ecoponto.
O espaço acomodou também parte do secretariado municipal interessado em saber o que esta geração pensa sobre o assunto. O tema partiu das discussões em sala de aula e das rodas de conversas com os orientadores. Mais que isso, o lugar se tornou um ambiente de se pensar o papel de cada um na construção da cidadania. Neísa de Castro, coordenadora do curso, estava atenta aos detalhes. Sua expressão era de satisfação, pois ela sabe da importância de um trabalho como este chegar ao conhecimento do prefeito da cidade.
Os alunos levaram cerca de dois meses para pensar e implementar o projeto que leva o nome de “Sustentabilidade: a escola e a comunidade”. No encontro, falaram sobre lixo, preservação ambiental, descarte irregular de resíduos sólidos, pautas recorrentes da atual gestão, mas, de frente com o prefeito, os estudantes puderam abordar propostas e ouvir do gestor sobre elas. Tudo foi registrado em tempo real por eles mesmos, com apoio da equipe de Comunicação Social da Prefeitura, a Secom.
PONTOS ECOLÓGICOS – A proposta visa criar Ecopontos públicos para estimular na população, o descarte do lixo produzido, só que de forma legal. Apresentaram ainda um projeto de lei que combate o uso de canudos plásticos. Para Socorro Mendonça, presidente do Instituto Nossa Ilhéus, a visita trouxe um simbolismo muito especial. “Era necessário que o prefeito tivesse conhecimento um pouco mais de perto das reais necessidades. O município melhorou muito durante a atual gestão”, reconheceu.
Ecoponto no papel, agora era tornar isso realidade. Foi aí que os alunos criaram uma rifa de baixo valor. A unidade piloto será instalada no bairro da Conquista, próximo ao colégio, e assumiram que ajudariam a preservar o equipamento. Dezimeire Souza, presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Coolimpa), manifestou sua gratidão aos alunos. “Obrigada a todos vocês! Quero ver e viver numa Ilhéus mais bonita e limpa e com o povo mais consciente”.
APOIO – Mário Alexandre revelou sua emoção ao parabenizar o colégio e seus alunos pela brilhante iniciativa, que na sua opinião, visa fortalecer as políticas de conscientização com o meio ambiente. “Uma manhã maravilhosa e com muita troca de experiências, um verdadeiro aprendizado. Ficamos felizes em conferir que esta geração está verdadeiramente engajada com este assunto, afinal, está falando do futuro deles. É necessária essa união. A Prefeitura está à disposição e se torna parceira desse projeto de reconstrução da nossa cidade”.
CARTA ABERTA – Júlia Dórea, de 17 anos, uma das alunas do 2° ano, fez a leitura da carta aberta de apoio à Coolimpa e em seguida entregou nas mãos do gestor. Junto a esta carta foi anexado folhas contendo cinco mil e quinhentas assinaturas. Está prevista para a próxima semana, uma visita do prefeito Mário Alexandre a sede da Coolimpa. O momento especial foi acompanhado por Odailson Aranha, representante dos Criativos do bairro Hernani Sá. (Fonte: SECOM/PMIIlhéus)

.

Comentários estão fechados.