WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

DIA DO MEIO AMBIENTE: EM ITAMARI, TEMOS O QUE COMEMORAR? – Pelo Prof. NELSON RIBEIRO FILHO (Itamari)

.

No dia 5 de junho, comemorou-se o DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE. Nesta data costuma-se refletir sobre as ações humanas voltadas para a preservação dos recursos naturais e práticas mais sustentáveis, pois é unânime que se não cuidarmos do planeta agora, todos nós e as futuras gerações enfrentarão grades problemas que comprometerão até mesmo a nossa permanência no planeta.
E em Itamari, como estão sendo tratadas as questões ambientais? Se não fossem as escolas municipais, essa importante data passaria despercebida. Sabemos que não basta apenas campanhas de conscientização e plantio de algumas árvores neste dia pelas escolas, é preciso ações mais concretas e de grande impacto para que surjam efeitos reais no nosso ambiente local.
Nossos rios e riachos há décadas não recebem a atenção devida. Nosso maior rio, o Rio de Alma que abastece a nossa cidade tem um descaso histórico, nenhum gestor desde a emancipação do município, fez algo para manter as águas das nascentes ou reflorestar as matas ciliares. Em períodos de seca, alguns trechos do rio tornam-se apenas filetes de água. Nunca pensaram, por exemplo em fazer uma barragem para garantir o abastecimento de Itamari quando o mesmo baixar suas águas ou secar completamente. O antigo Rio Tabócas, que hoje é o esgoto a céu aberto da cidade, é uma vergonhosa realidade. Hoje só serve para liberar mau cheiro e criar mosquitos e outros insetos indesejáveis.
A cidade carece de um plano urgente de urbanização e arborização, a cidade nunca foi planejada. A Embasa e os órgão municipais que deveriam cuidar por exemplo do sistema de esgotamento deixam esse setor sem o mínimo de manutenção e sem ampliação da sua oferta. Uma pequena estação de tratamento de esgoto que deveria estar funcionando e tratando os esgotos de parte do alto da Independência e do Hospital que foi construída em uma gestão passada, está quebrada e sem funcionamento há alguns anos. Lamentável!!
Em Itamari, não existe nenhuma política pública para evitar desmatamentos, para tratar a questão do lixo que ainda é descartado em local inadequado.
Em suma, não temos motivos para comemorar. Itamari carece de projetos e ações concretas para que o meio ambiente da cidade seja realmente colocado como prioridade. Temos muitos espaços que poderão ser aproveitados para a construção de jardins, áreas verdes e outras ações ambientais.
O que Itamari carece é de vontade política e inteligência para embelezar a cidade, cuidar por exemplo da entrada da cidade, tratar os esgotos que caem nos rios e o lixo que tem contaminado nosso solo. Itamari tem que sair desse retrocesso histórico, não podemos ficar nesse atraso em relação às questões ambientais. Precisamos de uma gestão, moderna e com maior consciência ambiental.

(Nelson Ribeiro Filho, Mestrando em Educação, especialista, Professor das redes Estadual e Municipal de ensino e é o administrador do grupo TRIBUNA LIVRE DE ITAMARI)
.

Comentários estão fechados.