WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

SÃO JOÃO DE GANDU FOI DESTAQUE EM TODA A REGIÃO – Por Zebrão

.

O São João de Gandu, cada ano que passa, notabiliza-se como o mais importante de todo baixo sul do estado. Teve início no dia 21 com destaque para Cavaleiros do Forró; Dia 22 o destaque foi Fulô do Mandacaru; Dia 23 Melaço de Cana e Sem Retoque; Dia 24 com Duda Perkata de Couro. Sem falarmos nas atrações locais, não tão locais assim, pois já são sucessos não apenas nos municípios vizinhos como em outros estados como Neguinho do Stella, Ball Jhones, Dayana Sena, Júnior Ferreira…
Tudo começou quando em 1997, Zebrão assumindo a prefeitura, acabou com a PRIVATIZAÇÃO da festa, que era realizada na praça do Mercado, que era totalmente cercada de madeirite durante o período junino. Quem pagava, entrava para assistir a festa, quem não pagava, ficava nas proximidades para ouvir as atrações. A festa passou a ser realizada na entrada da cidade.
Os quatro anos do governo de Zebrão foram de alegria, pois foram resgatados além do São João, o Carnaval que era realizado nos bairros promovido pela prefeitura, com bandas locais e regionais, além do Micareta e pela primeira vez, foi realizado o São João antecipado da Bela Vista, tanto é assim que em 2019, foi mais uma vez realizado o XXI São Antecipado da Bela Vista, que foi instituído pelo prefeito Zebrão em 1998, atendendo a uma solicitação dos moradores do bairro, encabeçados pelos moradores à época Josuel Serafim e o atual secretário de Esportes Teda.
Então foi Zebrão que instituiu oficialmente as festas populares na cidade (é por isso que alguns imbecis dizem que foi um governo de farra), foi sim, um governo de alegria, de festa, onde os comerciantes do bairro eram os maiores beneficiados.
Não podemos nos esquecer do Projeto SEIS E MEIA, criado pelo ganduense José Mendes, que todas as sextas-feiras, na Praça São José, valores da nossa cidade se apresentavam, onde a juventude se reunia. Uma alegria só… depois resolvemos democratizar o Projeto, passando a realizar uma sexta-feira em cada bairro, pois na nossa opinião, sentíamos que muitos jovens ficavam envergonhados de se apresentar na praça principal, mas tínhamos certeza e estávamos certos, que no seu bairro, no bairro que ele mora, a vergonha seria deixada de lado e eles enfrentariam os microfones. E foi o que aconteceu. Sucesso total. Infelizmente deixaram acabar um projeto tão importante. Como deixaram acabar também o Carnaval nos bairros, registrando que o prefeito Zebrão e seus secretários, prestigiavam a festa todas as noites, não é como acontece hoje, que no Carnaval o prefeito e os seus asseclas viajam para curtir o Carnaval fora da cidade. Era por isso que o governo ficou conhecido como o governo das festas.
Mas voltando ao nosso São João de hoje, toda a equipe da prefeitura está de PARABÉNS, o que obriga a que os próximos prefeitos, fiquem numa situação que os obriga a que queiram fazer um São João melhor que o anterior. Principalmente hoje, quando já temos um local destinado para eventos que é a praça do Povo, construída no governo do prefeito Ivo Peixoto, que ficou literalmente lotada todas as noites.
Quatro dias de festa… quatro dias de alegria… quatro dias de PAZ… quatro dias em que Gandu firmou-se como referência regional quando o assunto é São João. Claro que as falhas existiram, mas insignificantes, comparadas a grandiosidade da alegria do ganduense e dos nossos visitantes. E tem mais… o comércio agradeceu penhoradamente… (Texto: Zebrão)

.

Comentários estão fechados.