WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

O FRUTO DOS DEUSES: AGREGANDO VALOR AO CACAU (PARTE 2) – Pelo Prof. NELSON RIBEIRO (Itamari)

.

O cacaueiro sempre foi cultivado para aproveitar-se apenas as sementes de seus frutos, as bagas, que são a matéria-prima da indústria chocolateira. Por séculos o produtor não passava de um mero exportador de sementes secas, o que representam no máximo 10% do peso do fruto do cacaueiro, o mel, a casca a sibirra e mais de 30 subprodutos são jogados no lixo da falta de visão e investimentos.
Os países que investem em pesquisa, que procuram são grandes empreendedores, compradores, com estas sementes agregam valores e conseguem lucrar muito mais do que seus produtores e assim faz fama dos chocolates no exterior, na indústria farmacêutica e etc., sem conhecer nem mesmo a forma do fruto. São muitas as multinacionais que fizeram e fazem fortuna com o cacau e no Brasil temos a maior loja de produtos do cacau do mundo, a Cacau Show de Alexandre Tadeu.
O chocolate movimenta globalmente uma economia de 60 bilhões de dólares/ano, enquanto os produtores de cacau ficam apenas com 3,3% da renda gerada. Só moer e vender o cacau já agrega mais de 400 % de valor ao produto.
Sem investimentos, sem tecnologia e vontade política, ajudamos a fortalecer o modelo baseado no sistema do capitalismo globalizado,que explora e esfola os recursos locais (produtor) e enriquece os pólos transformadores.
Como agregar valor aos produtos do cacau? Como é possível reverter a situação de exploração do pequeno agricultor? São perguntas que exigem resposta de toda a cadeia produtiva, em especial dos cacauicultores do Sul da Bahia.
Quem investir no cacau, mais cedo ou mais tarde, colherá os bons frutos, a cada ano aumenta-se o consumo de chocolate no mundo e a produção não consegue acompanhar, daqui há uns 6 anos o consumo irá superar a oferta de cacau, faltará o fruto para as indústrias chocolateiras e quem acreditar, sairá da crise junto com as indústrias que serão obrigadas a investir no pequeno agricultor, em especial na produção de cacau fino e no chocolate de qualidade.

(Nelson Ribeiro Filho, Mestrando em Educação, especialista, Professor das redes Estadual e Municipal de ensino e é o administrador do grupo TRIBUNA LIVRE DE ITAMARI)
.

Comentários estão fechados.