WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

PROGRAMA DO SENAR BAHIA TEM EFICÁCIA CONFIRMADA E DEVE SER ADOTADO POR OUTROS ESTADOS

.

A metodologia do programa Pro-SENAR, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, na Bahia, que trabalha com grupos de propriedades de uma mesma cadeia produtiva para impulsionar a produtividade e rentabilidade do negócio rural, com formação profissional e com assistência técnica, deverá ser desenvolvida em outros Estados. De 24 a 27 deste mês, técnicos das regionais de Santa Catarina, Goiás e do Distrito Federal vão conhecer de perto o programa.
Foi o que ficou decidido na última segunda-feira, em videoconferência do SENAR Brasil com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina, José Zeferino Pedrozo, os superintendentes de Santa Catarina, Gilmar Zanluchi, de Goiás, Eurípedes da Costa, do Distrito Federal, Ivo de Souza, e respectivas equipes técnicas.
Ao abrir a videoconferência, o Secretário Executivo do SENAR, Daniel Carrara, destacou o compromisso assumido pela entidade de expandir a Assistência Técnica e Gerencial para todo o País. “A nossa metodologia não tem nada a ver com a assistência técnica do passado. Trabalhamos a propriedade como um todo, implementando tecnologias, capacitando o produtor e o trabalhador, com foco na gestão. E é esse modelo que a Bahia vem adequando ao Pro-SENAR”, afirmou Carrara ao passar a palavra para o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia, Humberto Miranda Oliveira, convidado para apresentar o programa.
O Pro-SENAR tem como parceiro os sindicatos rurais dos municípios e trabalha com grupos de 20 propriedades de uma mesma cadeia produtiva. Produtores e trabalhadores participam de cursos de formação profissional e gestão, recebem assistência técnica e ações de promoção social. “Auxiliamos o produtor no que ele precisa para que a propriedade tenha resultado. O produtor precisa aprender a tratar a propriedade como um negócio. Falamos pra ele: aqui não é a sua roça. Aqui é o seu negócio rural, que deve ser sustentável e rentável”, explicou Humberto Oliveira.
O programa, voltado para pequenos e médios agricultores e pecuaristas, já está mudando a realidade nas 10 regiões de atuação na Bahia. O vice-presidente da FAEB citou o exemplo da cadeia de pecuária de leite. “Propriedades que produziam 180 litros, passaram a produzir 800. Aquelas que tiravam 50, hoje chegam a produzir 180 litros de leite”, comemora.
José Zeferino Pedroso e os Superintendentes do SENAR em Santa Catarina, Goiás e Distrito Federal estão dispostos a adotar o método Pro-SENAR em seus estados e confirmaram a visita de seus técnicos para conhecer o funcionamento do programa e conversar com produtores que estão conseguindo melhorar a produtividade e a rentabilidade.
Quem participa do Pro-SENAR ostenta uma placa na entrada: “Propriedade atendida pelo Sistema FAEB/SENAR e pelo Sindicato Rural”. Daniel Carrara quer que o programa beneficie ainda mais o produtor, o sindicato e a região. “Estamos estudando a possibilidade de criar o conceito de “propriedade certificada”, o que pode ser um diferencial importante para a comercialização da produção de quem participa do Pro-SENAR. É o que já acontece com o programa “Do Rural à Mesa, nossa parceria com o Senac, que compra os alimentos de um grupo de produtores de Alexânia, em Goiás, e utiliza nos restaurantes que mantém em Brasília”, finalizou o Secretário Executivo do SENAR. (Fonte: SENAR-BA)

.

Comentários estão fechados.