WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

O BURACO NEGRO É UM MISTÉRIO! – Pelo Prof. Antonio Moreira Neto – NETÃO

.

Sua gravidade é tanta que a velocidade de escape é maior que a velocidade da luz, ou seja, pode atrair até a luz, mesmo com sua velocidade de 299 milhões de m/s.
Podemos afirmar que um buraco negro é uma região no espaço com uma massa tão concentrada, onde nada é capaz de escapar de sua gravidade, nem mesmo a luz. Por isso é denominado desta forma.
Na ciência a teoria que melhor explica o buraco negro é a da relatividade de Albert Einstein. Segundo a teoria de Einstein, a força da gravidade seria uma manifestação da deformação no espaço-tempo causada pela massa dos corpos celestes, como os planetas ou estrelas. Essa deformação seria maior ou menor de acordo com a massa ou a densidade do corpo. Portanto, quanto maior a massa do corpo, maior a deformação e, por sua vez, maior a força de gravidade dele.

Podemos considerar o surgimento de um buraco negro como um estágio natural do ciclo de vida de uma estrela gigante. O descontrole entre as forças que alimentam o funcionamento de uma estrela podem gerar um colapso formando uma supernova e dando origem a buracos negros.
O pequeno resumo sobre o tema foi escolhido por mim para esta postagem, devido as constantes reportagens em nossos jornais, seja na televisão ou na mídia escrita e até mesmo na net.

Bibliografia: revista superinteressante / professornettao.blogspot.com / infroescola.

(Antônio Moreira Neto – NETÃO, Licenciado em Física pela FACE e Engenheiro Agrônomo pela UFBA. Professor de Física e Química dos Colégios: Durval Libânio, Colégio Santo Antônio e Colégio Nobre)
.

Comentários estão fechados.