WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

INTOLERÂNCIA – Pelo Dr. MARCOS NETO

.

Embora esteja tão em pauta nos dias de hoje, a intolerância, seja ela religiosa, racial, de gênero ou contra a diversidade sexual, ainda é uma constante em nossa sociedade, e em Gandu, nossa cidade, ela é real, existe e machuca aqueles que são alvos dela.
A Maçonaria já está em Gandu desde 1961 e seus membros sempre tiveram papeis de destaque seja na militância política como em inúmeras ações sociais e culturais. Já tivemos prefeitos, o atual o é, vice prefeitos e vereadores Maçons, quem não se lembra da creche da Virtude e Amor nos idos anos 80?, o Forró do Bode, as ações dos Demoleys, e agora das Filhas de Jó, são alguns exemplos da atuação ativa da Loja Maçônica Virtude e Amor no seio da nossa comunidade.
Por isso surpreendeu a todos que de algum tempo pra cá, Maçons tenham sido alvo de sistemática perseguição por alas da igreja católica. Maçons tem sido proibidos de exercer funções na igreja, mesmo tratamento tem sido aplicado a Demoleys e Filhas de Jó. Afinal estamos no século XV ou no XXI?
Até quando seremos obrigados a testemunhar intolerância motivada por preconceitos ridículos em momento como este no mundo em que, mais do que nunca, devemos estar unidos como seres humanos? Precisamos focar nossas forças e energias na questão ambiental, na luta contra a insegurança alimentar e na paz mundial, mas isso só será possível se soubermos respeitar o direito alheio de professar livremente sua religião, respeitar escolhas políticas, sexuais e tolerar espaços iguais pra todos os gêneros e cores. A propósito, Maçonaria não é religião, em artigo futuro nos aprofundaremos um pouco mais no tema.

(Dr. Marcos Neto é Engenheiro Agrícola)
.

Comentários estão fechados.