WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

QUE DIFERENÇA DA MULHER O HOMEM TEM? – Pelo Prof. Zenildo – ZOOM

.

Uma cantiga popular já dizia: “Que diferença da mulher o homem tem? Espere aí que eu vou dizer, meu bem. É que o homem tem cabelo no peito. Tem um queixo cabeludo e a mulher não tem” será que as diferenças são apenas físicas, como destaca o compositor? Quais as diferenças entre eles e elas? Ninguém é igual a ninguém, ou seja, homens e mulheres já nascem diferentes. Mas os homens entre si têm muita coisa em comum e o mesmo é verdadeiro para as mulheres. Já entre os sexos, a gama e a amplitude das diferenças aumentam consideravelmente.
As histórias diferenciadas de homens e mulheres ao longo da evolução da espécie podem explicar as dessemelhanças de sexo observadas em diversos âmbitos. O feminino é o sexo frágil? Alguns cientistas expõem evidências de que o sexo masculino, comparado ao feminino, apresenta uma quantidade maior de dificuldades associadas ao desenvolvimento saudável. Portanto, o sexo frágil seria o dos homens. Existem dados que provam a maior capacidade de sobrevivência e de desenvolvimento saudável de mulheres.
Existe uma distribuição normal de características psicológicas entre homens e mulheres, mas em pelo menos um aspecto essa distribuição é diferenciada. De um lado, a facilidade em reconhecer emoções, e a empatia como característica marcante no feminino; do outro, a habilidade em processar objetos e identificar sistemas, e a busca por regras e padrões de funcionamento de mecanismos como marca de cérebros masculinos.
Certamente as especializações do sistema nervoso feminino e masculino tenham surgido por causa da divisão de trabalho que existia nas sociedades primitivas. O homem, então, teria desenvolvido a capacidade de se localizar no espaço, porque uma boa noção de geografia era essencial em suas saídas para a caça. A mulher, por sua vez, teria necessidade de aprimorar a percepção visual, para notar eventuais ameaça à segurança dos filhos, enquanto o companheiro estava ausente.
São hipóteses que os cientistas fazem, sem que, no entanto possam garantir que essa ou aquela seja a origem das diferenças que se observa no dia a dia. Uma certeza, as diferenças entre homens e mulheres vão além do físico, como apresenta a canção inicial.

(Zenildo Santos Silva, Bacharel em Psicologia, especializado em Psicopedagogia; licenciado em Letras Vernáculas pela UNEB. Atende no AEE – Atendimento Educacional Especializado, no acompanhamento de crianças com necessidades especiais)
.

Comentários estão fechados.