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O QUE FAZ UM ADMINISTRADOR? – Pela Adm. TAIS GASPAR

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SEMANA DO ADMINISTRADOR
O administrador é aquele profissional responsável por organizar, planejar e orientar o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das empresas, buscando soluções para qualquer tipo de problema. Em homenagem ao dia do administrador, trago hoje, 6 dicas valiosas para o Administrador do século XXI que vão inspirar seu dia. Essas dicas servem não só para Administradores, mas para Gestores de modo geral. Espero que goste!
1. SAIBA ONDE QUER CHEGAR
O ponto de partida para qualquer profissional que deseje se destacar e crescer é saber exatamente onde quer chegar e conseguir definir estratégias para alcançar este objetivo.
Comece praticando, que tal se imaginar daqui a 5 anos? Como você se vê? O que estará fazendo, com quem esta, onde esta, quanto ganha? O que já conquistou? Comece respondendo estas perguntas e faça uma lista de prioridades a partir delas. Defina seus objetivos.
2. TENHA VISÃO SISTÊMICA
Ter Visão Sistêmica é enxergar a organização como um todo.
Para ser um bom administrador / gestor é preciso entender que a empresa funciona como uma engrenagem em que todas as peças têm que estar alinhadas e calibradas para oferecerem um melhor resultado.
Não se pode limitar a focar em uma área, aquela que se tem mais afinidade e deixar as outras de lado. Recrute pessoas certas para te apoiarem naquilo que você tem mais dificuldade.
3. NUNCA PARE DE ESTUDAR
Estamos na era do conhecimento e quanto mais conhecimento você tiver, mais ira se destacar.
Com a disseminação da internet, está cada vez mais fácil ter acesso a conteúdos, antes inimagináveis. Faca cursos on-line, leia livros, assista palestras. Aproveito o momento que está no carro ou na academia e escute um Podcast. Diversidade de formatos e valores não faltam.
Além disso, mesmo que o investimento seja alto para poder realizá-los, ele dará um conhecimento grandioso e além disso certificações que podem fazer diferença no seu crescimento. Conhecimento nunca é demais, cabe a você identificar o tipo de curso que melhor se encaixa nos seus objetivos.
4. APRENDA A SE COMUNICAR
Em 2015 o jornal britânico Sunday Times realizou uma pesquisa na qual mostrava que quase da metade dos entrevistados relataram que “falar em público” é seu maior medo, acima da morte.
É importante relaxar e não deixar que o nervosismo tome conta. Tentar agir como se estivesse se apresentando para seus amigos é uma dica valiosa. Eu mesma, morria de medo de falar em publico, devido a timidez, mas enfrentei meu maior medo, treinei muito e hoje já tiro de letra auditórios lotados, claro que ainda dar aquele frio na barriga, mas se joga e vai! Falar em público é uma questão muito mais psicológica do que técnica, mas caso seja necessário procure uma ajuda de um especialista.
Quando falo de comunicar, não me refiro apenas a falar em publico, o Administrador de excelência tem que ter uma comunicação clara e objetiva, sem rodeios, para que sua equipe entenda sem que haja ruídos.
5. SAIBA MAIS SOBRE GESTÃO FINANCEIRA
Novamente, volte a estudar. Conheça todos os custos do seu negócio e tente minimiza-los ao máximo. A maioria dos custos não podem ser eliminados, mas devem ser controlados.
Aprenda a comprar com eficiência, negociar prazos e descontos com fornecedores é fundamental para manter o controle do capital de giro. Tenha controle da inadimplência.
Saiba como aplicar os recursos do seu negócio. Dinheiro parado também é dinheiro perdido.
6. CONTINUE SEMPRE A SONHAR
Essa última dica é mais motivacional do que técnica mesmo. Se você tem um sonho, se você tem um objetivo a ser alcançado você tem que correr atrás para alcançá-lo. E para isso você tem que começar desde já. Sonhar grande não é nenhum erro, não é perda de tempo, é acreditar naquilo que você quer alcançar. Paulo Leman já dizia que “Sonhar grande e sonhar pequeno da o mesmo trabalho.’
Buscar seu objetivo o torna mais forte, te dá mais força de vontade ao realizar algo. Não tenha medo de errar, só acerta quem tenta. Como já dizia Walt Disney, um dos maiores empreendedores da história: “todos os seus sonhos podem se tornar realidade se você tem coragem para persegui-los”.
Ser administrador é entender um pouco de finanças, um pouco de marketing, gestão de pessoas, logística. E além disso, ter características empreendedoras, de liderança e gerenciamento de pessoas. Ser administrador é, no mínimo, ser incrível!

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Até mais!

(Tais F. Gaspar de Araújo – Master Coach, Consultora e Treinadora Empreenda Consultoria)
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