WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

VOCÊ É UM PROCRASTINADOR? – Pela Profa. GARDÊNIA ROSEIRA

.

O vestibular é o grande rito de passagem para a fase adulta. É o desafio mais importante na vida da maioria dos jovens, a encruzilhada que pode determinar seu futuro, e não apenas no aspecto profissional. Com tantas variáveis em jogo, o estudante vai se esforçar para conseguir vaga em uma boa universidade (de preferência pública, para aliviar o orçamento doméstico), certo? Só que não. Mesmo em ano de Enem a procrastinação nos estudos parece ser a regra, não a exceção. Por que isso acontece? E como lidar com essa situação?
Uma das possíveis razões para a procrastinação é cultural, claro. Sim, estamos falando do jeitinho, eterno culpado pelos males brasileiros. Existe um tanto de mistificação em relação ao jeitinho, mas admitamos: somos uma pátria propensa à procrastinação, o que exige soluções de última hora, improvisadas.
Alguns estudantes enfrentam a procrastinação devido à falta de gerenciamento de seu tempo ou técnicas de estudo.
Para combatê-la é necessário que, antes de qualquer coisa, passem a se sentir capazes e que percebam que merecem a vitória, descobrindo os benefícios que o estudo pode trazer para sua vida.

(Gardenia Roseira – Mestre em Educação – Licenciada em Sociologia e História-Pós-graduada em Sociologia, História e Ensino Superior)
.

Comentários estão fechados.