WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

ELIMINATÓRIAS DA COPA – Pelo Dr. MARCOS NETO

.

Estamos no ano de 2019 da era cristã. Errado, para alguns, já estamos em 2020, sabe-se lá em que mês, agosto ou setembro talvez, e por que essa antecipação? Esse clima de eliminatórias de Copa? Pois é, tudo mundo sabe, eleições municipais. A cada eleição começa mais cedo, como diz Zebrão, somos a cidade mais politizada do Brasil, daqui a pouco estaremos debatendo, e até brigando, pelas eleições de 2032.
Não tem ninguém parado, a prefeitura já trabalha diferente, o prefeito se movimenta diferente, e a oposição… bem, a oposição de Gandu não faz… oposição… ela briga, só que entre si… apesar de nas redes sociais começarem a aparecer fotos que podem não significar muita coisa. O papel das redes sociais nesse clima de antecipação tem sido fator de reflexão, pois ainda não conseguimos entender até que ponto é positivo ou se de um determinado momento se torna negativo. Eu lembro do tempo, em que algumas reuniões políticas, digo, aquelas onde poucos se reuniam para traçar os rumos, tomar decisões, o que pode parecer anti democrático, mas no início do processo é fundamental, aconteciam com o necessário sigilo, pois um dos objetivos era assustar os adversários com adesões e uniões improváveis. Acabaram com isso, agora se por acaso três se reunirem, na mesma hora a foto já está em rede social, ganhando likes no face ou carinhas de desdém, acabou a surpresa, a estratégia agora é sair penteado na foto.
As eleições são o ponto máximo da democracia, onde o voto toma as rédeas do destino da comunidade, não percamos isso de vista, as redes sociais vieram para ficar e fazer parte do processo em definitivo, entretanto, o abuso do seu uso acaba por neutralizar sua importância no momento em que antecipa tomadas de decisão e revela indevidamente partes importantes do espetáculo democrático muito antes da hora de se levantar as cortinas. Feliz ano novo.

(Dr. Marcos Neto é Engenheiro Agrônomo)
.

Comentários estão fechados.