WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

ENEM 2019 – PROVA DE HUMANAS: O QUE ESTUDAR? – Pela Profa. Gardênia Roseira

.

Como posso obter mais sucesso no ENEM? A resposta é simples. O candidato precisa ficar atento aos assuntos que mais caíram nas provas nesses últimos dez anos. Mais da metade das questões nas provas de ciências humanas do Enem entre 2014 e 2018 abordaram formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado -52%. Perguntas sobre diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade foram o segundo grupo mais frequente (23%), seguidas de itens a respeito dos domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente (15%).
É impossível ter um bom resultado na prova sem acompanhar muito bem o noticiário e entender os principais temas que pautam os debates políticos atuais. A prova costuma combinar temas clássicos com assuntos que estão na fronteira das discussões sociais, como a história da África e dos nativos brasileiros e os direitos de mulheres e minorias em geral.
É bobagem achar que tem que estudar separadamente história antiga, medieval, moderna, contemporânea. Os candidatos não podem perder de vista a interdisciplinaridade marcante da prova de ciências humanas.
O ambiente de polarização e a falta de debate qualificado das redes sociais podem ser entraves a um bom desempenho na prova de ciências humanas.
Nesse governo podemos esperar uma prova mais conteudista e que não esbarre em questões ideológicas, ela orienta que os candidatos se concentrem em conceitos e definições dos temas tratados.

(Gardenia Roseira – Mestre em Educação – Licenciada em Sociologia e História – Pós-graduada em Sociologia, História e Ensino Superior)
.

Comentários estão fechados.