WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

ACORDA JUVENTUDE – Pelo Prof. Nelson Ribeiro (Itamari)

.

As pessoas não estão se atentando para a gravidade da situação atual. O mundo tem mudado drasticamente, caminhamos para o fim do emprego formal de carteira assinada, caminhamos para o fim do concurso e precarização do trabalho por meio de contratos temporários.
O mercado está ficando a cada dia mais abarrotado de profissionais sem qualificação, formados em faculdades online ou no sistema pague-passe. Mesmo os que conseguem passar em uma universidade, se dão de frente com uma triste realidade, o fim do emprego, a saturação do mercado de trabalho com um excesso de profissionais no mercado, dificultando a sua inserção, baixando os salários e precarizando a profissão.
Curso superior não é mais sinônimo de emprego, profissionais com uma, duas e até três graduações, estão lutando por emprego em qualquer área e muitas vezes não conseguem trabalho. Os salários de todas as profissões estão diminuindo a cada ano, caminhando para o salário mínimo universal.
Então não devemos estudar mais? Desistir de uma formação? Jamais!! Mas devemos tomar um choque de realidade, não nos iludir com muita utopia e sonhos não realizáveis. Faça seu PROJETO PARALELO.
Um conselho para a juventude. Percebo que boa parte dos jovens, estão querendo resultados rápidos e com um mínimo de esforço. A cada dia vejo os jovens estudando menos, se preocupando mais com farras e ostentação sem nem mesmo ter onde cair morto. E essa busca por meio da lei do menor esforço, tem levado a maioria para um caminho de insucessos – drogas, vícios, criminalidade.
Muitos jovens tem se tornado eternos parasitas dos pais, avós e outros parentes. Exigem roupas de marca, celulares de última geração e ainda que paguem faculdade sem demonstrar nenhum interesse e esforço como retribuição por tal investimento. Acham isso justo? Se contentam em está nesta situação? Calma aí, traz água para descer que não estou conseguindo engolir. Acorda juventude.
A vida é dura, não é um mar de rosas e nem estamos em um paraíso aqui na terra. Caiam na real, aproveitem toda oportunidade para trabalhar, se não encontrar, invente algo, trabalhe se possível até sem remuneração só para adquirir experiência. Ande a pé para poder um dia andar de carro, more de aluguel ou de favor para um dia ter sua casa própria. Coma do suor do seu corpo, como diz as escrituras sagradas. Rejeite a lei do menor esforço e da vida fácil. Saiam desse filme de ficção e caiam na real. Comece a acordar cedo, a ter objetivos, queria ganhar dinheiro, não pouco. Um pouco de ganância não faz mal a ninguém. Seja econômico em tudo, reinvista o que você ganhar em cursos, livros, formação ou material para trabalho ou produção de algo. TENHA UM PROJETO PARALELO, mas jamais abandone os estudos. Enquanto não vencer por meio dele, procure fazer algo. Ir para frente, mesmo que seja por meio de uma topada é melhor que ficar parado.
Criatividade, inteligência, força de vontade, disciplina e crença no seu potencial de sucesso, são as melhores atitudes para vencermos a batalha da vida.

(Nelson Ribeiro Filho, Mestrando em Educação, especialista, Professor das redes Estadual e Municipal de ensino e é o administrador do grupo TRIBUNA LIVRE DE ITAMARI. Também idealizador da Itamari Kakau’s)
.

Comentários estão fechados.