WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

MENOS DE 20% DOS ELEITORES FORAM ÀS URNAS ESCOLHER OS NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES EM GANDU

.

O QUE É SER CONSELHEIRO TUTELAR
Muito tem se falado a respeito do conselho tutelar, mas o fato é que muitas pessoas que simplesmente não sabem exatamente o que ele é e o que ele faz dentro da sociedade.
Portanto, vamos explicar de modo bem rápido e objetivo do conselho tutelar, para que você possa entender o seu funcionamento e quais as suas principais atribuições.
ELEITOS PELA COMUNIDADE
O conselho tutelar deve ser composto por membros que são eleitos pela comunidade, sendo que na maior parte dos casos, estes membros são 5, que terão como principal atribuição acompanhar crianças e adolescentes para decidir, em comum acordo, quais serão as medidas tutelares para cada um dos casos.Portanto, é correto enxergar o conselho tutelar como sendo um corpo constituído por pessoas que serão responsáveis pela fiscalização da atuação dos principais entes de proteção das crianças e adolescentes: Estado, comunidade e família.
Por este motivo, por ser um corpo fiscalizador que cuida de tantas esferas, o conselho tutelar pode ser considerado um órgão que apresenta autonomia funcional, sem ter subordinação a qualquer outro órgão de qualquer outra esfera do Estado.
FUNCIONAMENTO
O conselho tutelar funciona como órgão fiscalizador, sendo autônomo em praticamente tudo, mas no que diz respeito a cada conselheiro tutelar, esta autonomia não é exatamente a mesma.
Para tomar uma decisão, um conselheiro tutelar deve ter o apoio e o consentimento de pelo menos 3 dos outros conselheiros, para evitar qualquer tipo de ingerência dentro do órgão.
Cada conselheiro tutelar deverá cumprir horário e também deverá seguir algumas outras questões administrativas, que serão repassadas ao órgão administrativo ao qual está vinculado o conselho tutelar.
ELEIÇÃO EM GANDU
A eleição para Conselheiro Tutelar, foi realizada em todo Brasil, no último domingo, contando apenas com a presença de menos de 20% dos nossos eleitores, o que convenhamos um número bem abaixo do esperado, para escolher pessoas para um cargo de tanta importância.
Do total de 22.019 eleitores do município, marcaram presenças apenas 4.024, 97 foram considerados brancos e nulos e foram considerados válidos 3.927. Talvez tenha faltado motivação para um maior número de votantes.
Os eleitos tomarão posse no dia 20 de janeiro do próximo ano, quando os atuais titulares encerram os seus mandatos, sem nenhum problema mais sério no período, sendo CINCO titulares e CINCO suplentes.
ABAIXO A RELAÇÃO DOS CINCO ELEITOS:

Reinaldo……………….. 725
Jeane…………………….. 575
Mari……………………….. 501
Eide……………………….. 491
Enéas…………………….. 363
SUPLENTES
Ziane……………………… 314
Maise……………………… 297
Renilda Zene………….. 277
Barbara………………….. 276
Marilúzia………………… 108

É de bom alvitre, ressaltarmos a atuação isenta, suprapartidária e independente do atual Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescente-CMDCA a aproveitamos para parabenizar os seus integrantes, pelo profícuo trabalho que desenvolveram durante os seus mandatos.
.

Comentários estão fechados.