WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

PARTE II: O FIM DO ALIMENTO ESTÁ PRÓXIMO? – Pelo Prof. Antonio Moreira Neto-NETÃO

.

Na postagem da semana passada falamos da escassez de alimento devido o elevando índice de crescimento populacional, citamos algumas alternativas para combater principalmente a falta da proteína animal. Continuando o assunto vamos colocar algumas citações da revista Galileu:
– Apenas 12 espécies de plantas e 5 de animais geram aproximadamente 75% da comida no mundo.
– Humanos usam para alimentação apenas 200 espécies de plantas das 10mil que são conhecidas.
– Arroz, trigo e milho representam cerca de 60% das proteínas e calorias consumidas pelos humanos.
– A produção de alimentos usa 1/3 das Terras do planeta e contribui com 22% da emissão de gases do efeito estufa.
São informações importantes para reflexão. Toda produção de alimento no mundo terá alterações com o aumento populacional. A última citação acima terá uma significável alteração. A floresta será a mais atingida, devido à necessidade de produção de proteína, desmatamento das áreas de florestas para pastagens e cultivos diversos.
Resultado de imagem para a floresta será a mais atingida, devido a necessidade de produção de proteína, desmatamento das áreas florestais para pastagens e cultivos diversos.
Em 30 anos, a demanda por carnes vai crescer pelo menos 70%, segundo a FAO. Significa que, até lá, a produção anual terá de atingir 200 milhões de toneladas. Com estas informações até a política de exportações vai ser modificada. O Brasil deve ter um ganho econômico na exportação de carne. No ano passado exportamos 1,6 milhões de toneladas de carne.
As entidades que estudam o desmatamento na Floresta Amazônica, para implantação de pastagem, estão preocupadas com que medidas os governantes vão tomar, devido o aumento da necessidade da maior produção de proteína no mundo, principalmente com a oportunidade de ganhos econômicos.
Na verdade todo um planejamento deve ser levado em consideração. A vida no futuro vai depender da capacidade humana de se superar na Ciência, evitando fome e possíveis guerras.
Bibliografia: Revista Galileu Ed. 338 / professornettao.blogspot.com

(Antônio Moreira Neto – NETÃO, Licenciado em Física pela FACE e Engenheiro Agrônomo pela UFBA. Professor de Física e Química dos Colégios: Durval Libânio, Colégio Santo Antônio e Colégio Nobre)
.

Comentários estão fechados.