WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

LIÇÕES DA VIDA – Pelo Prof. NELSON RIBEIRO (Itamari)

.

A vida me ensinou que viver é muito bom e que não podemos perder tempo pensando e discutindo coisas que nos deixam tristes, se algo não nos fará crescer, evoluir , é bom evitar.
Ensinou-me que devemos trabalhar como se não precisássemos de dinheiro, que devemos dançar como se ninguém tivesse nos olhando, porque viver em função dos outros é abrir mão de nossa própria felicidade.
Com isso, não queremos afirmar que o outro não é importante, que não devemos fazer o bem, desejar o bem. Quero falar apenas que não devemos colocar o outro como prioridade é negligenciar aquilo que nos faz bem, aquilo que sonhamos a vida toda. Para amar o próximo, eu preciso me amar em primeiro lugar.
Respeito quem vive para o outro, quem abnega a sua vida em função das vontade e desejos do outro, mas e daí, quem fará as nossas vontade? Não tenho também minhas necessidades? E se amanhã não mais estivermos vivos, fui feliz vivendo assim? Vivendo apenas para o próximo, é não para mim?
Sempre é bom o meio termo, nem tanto, nem tampouco. Viver apenas para o outro, nesse modo de vida cristão de desapego aos desejos pecaminosos do mundo, é um caminho que nem sempre leva a plena felicidade , é apenas mais um caminho, que não é o único, que não tem garantias plenas.
A vida me ensinou que devemos procurar resolver nossos conflitos na base do diálogo, que ficar com raiva ou partir para a violência só piora a situação. É falta de sabedoria, quem não consegue ser mais racional. Me ensinou que a vida não deve ser levada muito a sério,que devemos rir dos nossos próprios erros, antes de rir dos erros dos outros.
Ensinou -me que devemos amar, amar além dos limites. Não devemos temer o amor, o amor é para ser buscado, e quando encontrado ele deve ser vivido, sem medo, sem receios e sem freios. Sofra por amor, morra de amor, se apaixone no mínimo umas dez vezes na vida. O amor nos fará sentir mais vivo, mais jovem.
A vida me ensinou que não fazer nada é muitas vezes a coisa mais útil a fazer, ensinou-me que um pouco de silêncio, de solidão, um aperto de mão, fazem muito bem ao coração. Ensinou-me que devemos prestar atenção na beleza de cada pessoa, de cada objeto e de cada ser da natureza. Ensinou-me que devemos ouvir muito e falar pouco. Dar mais exemplos e menos conselhos, amar mais, perdoar mais e pregar menos.

(Nelson Ribeiro Filho, Mestrando em Educação, especialista, Professor das redes Estadual e Municipal de ensino e é o administrador do grupo TRIBUNA LIVRE DE ITAMARI. Também idealizador da Itamari Kakau’s)
.

Comentários estão fechados.