WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

BIOMETRIA ELEITORAL – Pelo Dr. MARCOS NETO

.

O prazo para o cadastro biométrico dos eleitores da nossa região se encerrou ontem. Durante todo o prazo se comentava o baixo comparecimento dos cidadãos ao cartório eleitoral, acreditava-se com o os plantões e o estreitamento do prazo a procura fosse aumentar consideravelmente, o que não ocorreu e Gandu, por exemplo, poderá perder aproximadamente 6.000 eleitores.
Qual será a influência disto pra as eleições do próximo ano? Creio que quase nenhuma, pois caso fique confirmado o número a menos de eleitores ele estará dentro da média histórica dos votantes nas últimas tantas eleições, então podemos concluir que seriam pessoas que moram em outras localidades já não votavam mesmo, temos que considerar também parcela da população que está enojada com a classe política do país. Existem outras razões que de tão comuns esquecemos que são absurdas como o mau costume que muitos pré candidatos a vereador, que em todas as eleições e em toda região, tem de transferir uma grande quantidade de eleitores para o município, mas se esquecem que nos municípios vizinhos seus colegas de lá procedem da mesma forma causando um movimento migratório falso e inútil, sinceramente não consigo enxergar algo positivo nesse esforço.
Com o cadastramento de novos eleitores, acredito, haverá alguma compensação nesses números, mas sem duvida que essa quantidade espantosa de títulos que serão cancelados desperta curiosidade, suspeitas e estranheza, mas com a biometria tenho esperança que em médio prazo o processo ficará mais moralizado e justo.

(Dr. Marcos Neto é Engenheiro Agrônomo)
.

Comentários estão fechados.