WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

MAS É CIÚME, CIÚME DE VOCÊ! – PELO Prof. Zenildo – ZOOM

.

Quem nunca teve uma crise de ciúme, a ponto de querer eliminar o (a) concorrente? Que sentimento é esse que mexe por dentro e dá vontade de ter o outro? Aqui falo do ciúme do parceiro, mas isso acontece com irmãos, amigos, e etc. Afinal por que sentimos ciúmes?
O ciúme é um sentimento bem difícil de controlar e aparece por diversas razões, é natural no ser humano, só que, dependendo do caso, pode estar em um nível exagerado, causando um sentimento doentio. O ciúme surge como um sinal de alerta, quando acreditamos que algo não está bem ou do jeito que desejamos. Pode ser um problema real ou estar presente apenas no imaginário. Só que faz parte do nosso instinto querer eliminar toda e qualquer ameaça que nos tornam inseguros em relação ao parceiro (a). É um sentimento que nos divide internamente e nos coloca dentro de um dilema interior. Por um lado, estamos sentindo o ciúme e clamamos por mais atenção. Por outro, nos condenamos por essa sensação, pois sabemos que destrói as relações afetivas.
Existe o ciúme dentro da normalidade, que faz parte do cuidado e zelo por uma relação a qual damos importância. Já o ciúme patológico é diferente do normal não somente na intensidade do sentimento, mas também no tipo. Nesse caso, causa sofrimento, tanto em quem sente, como em quem é o objeto do sentimento. É um ciúme causado por situações ou ideias irreais, fantasiosas ou até mesmo delirantes. O acompanhamento psicoterapêutico nestes casos é fundamental, já que o grau de sofrimento é elevado, podendo haver prejuízo nas esferas profissional, familiar e social.

(Zenildo Santos Silva, Bacharel em Psicologia, especializado em Psicopedagogia; licenciado em Letras Vernáculas pela UNEB. Atende no AEE – Atendimento Educacional Especializado, no acompanhamento de crianças com necessidades especiais)
.

Comentários estão fechados.