WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

MUITO CALOR! LIGA O AR CONDICIONADO! – Prof. Antonio Moreira Neto – NETÃO

.

O verão se aproxima e a temperatura vem aumentando em nossa cidade. O aparelho de ar condicionado ganha um papel importante, para quem quer se livrar da alta Energia Térmica. Você sabe como funciona este aparelho? Qual tipo de propagação de calor?
A convecção é um fenômeno físico observado num meio fluido( líquidos e gases) onde há propagação de calor através da diferença de densidade desse líquido ou “gás” quando a sua temperatura é modificada.
Como mostra a figura acima, o ar frio (mais denso) vai descer fazendo o ar quente (menos denso) se deslocar para cima. Geladeiras que funcionam desta forma tem o congelador na parte de cima (para resfriar o ar) e a gaveta de verduras na parte de baixo.
Por isso que o aparelho de ar condicionado deve ser instalado na parte superior do cômodo, jogando o ar frio acima, facilitando a subida do ar quente. O aquecedor térmico, muito usado nos Estados Unidos e outros locais de muito frio, funcionam ao contrário; joga o ar quente na parte inferior do cômodo, que vai subir e fazer o ar quente descer.
Neste verão o importante é se hidratar muito e rezar para que as praias se recuperem deste grande desastre das manchas de óleo.
Bibliografia: professornettao.blogspot.com.br

(Antônio Moreira Neto – NETÃO, Licenciado em Física pela FACE e Engenheiro Agrônomo pela UFBA. Professor de Física e Química dos Colégios: Durval Libânio, Colégio Santo Antônio e Colégio Nobre)
.

Comentários estão fechados.