WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

PERIGO PARA A NATUREZA! EXTINÇÃO DOS CORAIS! – Pelo Prof. Antonio Moreira Neto – NETÃO

.

Uma das grandes preocupações das recentes manchas de óleo no litoral nordestino, é a ameaça à grande barreira de corais existentes na região.
Os recifes de corais, apreciados por beleza e diversidades de cores, têm um papel fundamental para os oceanos. Estima-se que sirvam de abrigo para mais de 2 milhões de espécies de peixes, moluscos, algas e crustáceos.
Mais de 1400 espécies de corais são conhecidas, mais de 230 estão em diferentes graus de risco de extinção. Quando os corais se extinguem, o mesmo ocorre com plantas e os animais que deles dependem para obter alimento e refúgio contra predadores.
Algumas medidas são necessárias: a diminuição do turismo em regiões de corais, controle do uso de fertilizantes nas plantações próximas à costa, trabalho de conscientização sobre a poluição das águas. Agora outro problema grave ameaça a grande barreira de corais, o derramamento de óleo de origem venezuelana. A Universidade Federal da Bahia mostra em suas pesquisas, antes do famoso óleo da Venezuela, que em Abrolhos 40% dos corais do arquipélago desaparecerão nos próximos 50 anos.
O Brasil apresenta os únicos recifes de coral do Atlântico Sul. Essas comunidades ocorrem desde o Maranhão até a Bahia, estendendo-se por cerca de três mil quilômetros da costa brasileira. A fauna de corais do Brasil apresenta espécies raras.
“Cuidar da sua moradia é a garantia de sua segurança. Se a Natureza é destruída, o sentido da vida não tem mais relevância”.

Bibliografia: professornettao.blogspot.com.br . Química 2, Martha Reis. FTD.

(Antônio Moreira Neto – NETÃO, Licenciado em Física pela FACE e Engenheiro Agrônomo pela UFBA. Professor de Física e Química dos Colégios: Durval Libânio, Colégio Santo Antônio e Colégio Nobre)
.

Comentários estão fechados.