WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

POR QUE JOSEANE NÃO MUDOU? REFLEXÕES SOBRE A SOCIOPATIA – Pelo Prof. Zenildo – ZOOM

.

Muita gente que está lendo esse artigo não sabe quem é Joseane, normal, faz parte! A teledramaturgia não faz parte da vida de todos e todas, embora ainda seja, o material mais assistido no país, em especial as novelas globais. É da novela das nove, “A dona do pedaço” que surge a personagem a qual o artigo nomeia.
Filha de Maria da Paz (Juliana Paes), Jô, como gostava de ser chamada, foi criada pela mãe, que desconhecia a informação de que o pai estava vivo. Envolve-se com Régis (Reynaldo Gianecchini), mas decide aproximá-lo de Maria para aplicar um golpe na genitora. Ao conhecer o pai Amadeu, não tem o menor pudor em desprezá-lo, por considerá-lo rústico e malvestido. Resolve tornar-se digital influencer, essa é a pequena sinopse para entendermos quem é Joseane.
Durante a novela a personagem foi se envolvendo em situações de falcatruas, assassinatos e ações que levava o telespectador mais atento entender que não se tratava de alguém normal, mas sim de uma sociopata. Quando um autor escreve uma novela existe uma equipe de assessoria, constituída de diversos profissionais, inclusive psicólogos, que orientou Walcy Carrasco a construir uma identidade perversa na personagem em destaque.
É importante entender que, a sociopatia é um quadro que tem um padrão geral de desprezo e violação dos direitos dos outros. Começa na infância ou no início da adolescência. O transtorno continua na idade adulta. Esse padrão também foi chamado de transtorno de psicopatia . Os comportamentos característicos do transtorno de conduta são agrupados em quatro categorias: agressão contra pessoas e animais, destruição de propriedade, fraude ou roubo e violação grave das regras. Um sociopata não está em conformidade com as normas sociais e, em muitos casos, com a legalidade.
Chegamos ao ponto principal, talvez o que muitos não entenderam no final da novela. Por que Jô não mudou de comportamento? O autor fez críticas a religião ou apresentou um dado real do quadro? Não há tratamento específico para sociopatas, e cada indivíduo passa por um processo de tratamento que varia de acordo com sua idade, gravidade da doença e possível presença de outros transtornos de personalidade.
Terapia, uso de medicamentos e alguns métodos de intervenção física são as opções mais utilizadas. Um terapeuta comportamental pode ajudar no recondicionamento do comportamento do sociopata, ensinando o indivíduo uma nova maneira de lidar com a sociedade, sem prejudicar os outros. Mas é um quadro permanente na personalidade da pessoa, ou seja, uma vez sociopata, sempre sociopata, a terapia poderá contribuir em mudança comportamental, não mudança de quadro.

(Zenildo Santos Silva, Bacharel em Psicologia, especializado em Psicopedagogia; licenciado em Letras Vernáculas pela UNEB. Atende no AEE – Atendimento Educacional Especializado, no acompanhamento de crianças com necessidades especiais)
.

Comentários estão fechados.