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INOVAÇÃO E CRESCIMENTO – Pela Admª. TAIS GASPAR

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Numa época em que as mudanças são exponenciais e ocorrem em todos os setores, se apaixonar pelo seu negócio pode ser um grave erro.
Seu produto / serviço, ou mesmo seu modelo de negócio precisa ser avaliado constantemente. A utilização de estratégias que envolvem estressar a ideia pode evitar erros futuros.
Lembra da Blockbuster??? Blockbuster Inc. foi a maior rede de locadoras de filmes e Vídeo games no mundo. Seu modelo de negócios foi uma grande inovação nos anos 90 pois era baseado em aluguéis de filmes físicos. O cliente não precisava mais comprar um filme ou ir ao cinema, poderia ter acesso aos lançamentos do momento por meio de aluguel. Acontece que apesar de ter sido grande modelo de inovação nos anos 90 a empresa não se reinventou e foi engolida pelos serviços de aluguel de filmes on-line com a popularização da internet e o surgimento da Netflix.
Ou você está voltado para estratégia de inovação e crescimento ou breve será engolido por outra novidade.
Quando você se apaixona pelo seu produto / serviço ou mesmo pelo seu negócio não consegue enxergar falhas, possíveis problemas, barreiras ou novos entrantes.
No livro Estratégia do Oceano Azul, os autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne ensinam a fazer o que alguns resumem como “detectar e explorar novos mercados, livres de concorrentes”, a metodologia adotada por eles apresenta uma série de ferramentas, para navegar com muito mais sucesso pelas calmas águas de um oceano azul e próspero.
Para manter um crescimento sustentável e vantagens competitivas relevantes, cada vez mais as empresas se enfrentam em uma férrea competição que só traz como resultado um “mar de sangue”, apelidado de oceano vermelho. Quando você entra na estratégia do oceano vermelho, você opera como “Comodites”, ou seja, só o preço importa.
É POSSÍVEL UNIR DIFERENCIAÇÃO E BAIXO CUSTO
Os grandes nomes da administração sempre disseram: “você produz com qualidade diferenciada ou produz com baixo custo”. Contrariando essa máxima, as estratégias de oceano azul buscam simultaneamente explorar os benefícios do baixo custo e da diferenciação. É um raciocínio de somar vantagens e não ter de optar por uma delas.
Para fugir da competição e se desenvolver em um oceano azul ainda inexplorado é preciso saber enxergar as oportunidades e como criar e desenvolver tudo isso.
A estratégia do Oceano Azul se baseia em 6 fronteiras a serem superadas e implementada por meio de 4 passos bem definidos e amplamente testados para se entender como transformar não-clientes em clientes.
6 fronteiras da estratégia do oceano azul:
1. Examine os setores alternativos
2. Examine os grupos estratégicos dentro dos setores
3. Examine a cadeia de compradores
4. Examine as ofertas de produtos e serviços complementares
5. Examine os apelos funcionais e emocionais dos compradores
6. Examine o transcurso do tempo
4 passos da estratégia do oceano azul:
1. Despertar visual: Compare sua empresa com os concorrentes e verifique o que deve ser alterado.
2. Exploração visual: Saia a campo para explorar as seis fronteiras, observe vantagens e que fatores se devem eliminar, criar ou mudar.
3. Feira de estratégia visual: Construa uma matriz de avaliação de valor com base no que viu e peça feedback de clientes, clientes de concorrentes e não-clientes.
4. Comunicação visual: Crie e distribua perfis estratégicos em uma única página para validar e apoiar apenas aqueles que permitem implementar a estratégia.
É possível testar a viabilidade comercial de suas ideias e depois refiná-las para fugir dos riscos e aumentar as possibilidades de sucesso por meio do chamado Teste de Ideias do Oceano Azul (TOA). Esta tarefa vai maximizar oportunidades e reduzir os riscos.
VAMOS PRATICAR?
Analise seu produto / serviço com base na TOA: avalie cada item (positivo ou negativo) para validar sua ideia:
UTILIDADE – A Utilidade é excepcional? As razões para comprar seus produtos e serviços são irrelevantes
PREÇO – O seu preço é facilmente acessível para a massa de compradores?
CUSTO – Sua estrutura de custos é compatível com a meta de custo?
ADOÇÃO – Você enfrentou antecipadamente as barreiras de adoção?
Precisamos entender que inovação nano está apenas ligado a tecnologia. Inovação é muito mais do que isso.
Por ter uma visão integrada, a estratégia mostra como alinhar valor, lucro e pessoas para assegurar que sua empresa está convencida da efetividade da aplicação das novas diretrizes estratégicas.
Comece revendo a sua entrega, o seu negócio… O que pode ser feito para sair do comum? Como se diferenciar da concorrência? Como encontrar mercados não explorados e entrar na Estratégia do Oceano Azul?
Quer saber mais como ampliar os resultados do seu negócio? Me chama no whats.
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Te vejo na próxima semana.

(Tais F. Gaspar de Araújo – Master Coach, Consultora e Treinadora Empreenda Consultoria)
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