WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

O QUE A MORTE DE GUGU NOS ENSINA? A VIDA É UM PISCA DE OLHOS! – Pelo Prof. ZENILDO ZOOM

.

Quem já pensou em ser eterno? Ser igual aos personagens daqueles filmes que vivem no mesmo corpo por séculos? Saindo da fantasia e partindo para a realidade, a vida é um sopro, um piscar de olhos, e a única certeza que temos é a da morte. Mas devemos viver preocupados com nossa partida? É claro que não, mas o segredo é viver como se fosse o último dia. A morte do apresentador Gugu trouxe uma grande reflexão, diga-se de passagem, uma velha reflexão. O que é a vida? Quando deixaremos esse mundo? O que estamos fazendo na terra? O lembrarão de mim depois do enterro? Parece um papo chato, mas é extremamente importante pensar nas questões existenciais.
A morte é pauta nas religiões, considerada como passagem para o outro mundo. Mas aqui, nessas poucas linhas, queremos refletir em outra perspectiva: e se eu morrer daqui a alguns minutos, o que deixarei? Vou me arrepender de não ter abraçado, beijado, pedido perdão? São muitas indagações, se as respostas forem negativas, é sinônimo de que precisamos repensar urgentemente nossa caminhada.
O pedido de perdão, a viagem tão planejada, os momentos em família e outras atividades que amamos muito precisam ser vividas, e não planejadas para um dia qualquer, porque realmente não saberemos quando partiremos, e seja lá qual foi o dia, não seremos avisados… para ligar e pedi desculpas, para contemplar o último abraço ou resolver fazer a última travessura.
Um dia, uma paciente disse algo numa sessão que ficou gravado na minha memória afetiva. “Eu queria muito dizer pra meu pai que eu o amava muito, mas nós brigamos duas semanas antes do seu falecimento, e nesse período eu simplesmente deixei de ir visitá-lo, no caixão, por mais que eu gritasse isso pra ele, meu peito sabia que não estava ouvindo”. Esse depoimento todos os dias me faz pensar em não dormir magoado com ninguém, de aproveitar as poucas oportunidades para dizer as pessoas próximas o quanto eu as amo, e ás vezes de ficar em silêncio só contemplando o outro, porque “a vida é trem bala parceiro”, como diz a canção.
Voltando ao Gugu, se pelo menos depois de morto, deixarmos uma mensagem ou gesto de esperança, a vida também fará sentido, nem só para nosso ego falecido, mas pra muitas famílias, e pessoas. Que a nossa mensagem seja em todos os momentos na certeza de que não pensaremos: “devia ter amado mais, ter chorado mais”…

(Zenildo Santos Silva, Bacharel em Psicologia, especializado em Psicopedagogia; licenciado em Letras Vernáculas pela UNEB. Atende no AEE – Atendimento Educacional Especializado, no acompanhamento de crianças com necessidades especiais)
.

Comentários estão fechados.