WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

UM NOVO COLÉGIO JOÃO GALVÃO SOBRINHO ESTÁ SURGINDO EM ITAMARI – Pelo Prof. NELSON RIBEIRO FILHO (Itamari)

.

Em dezembro de 1981, a exatos 38 anos, era inaugurado a Escola de 1° Grau João Galvão Sobrinho, posteriormente recuperada em 1995, pelo Governador do Estado Paulo Souto com o nome de Escola João Galvão Sobrinho. O colégio que, carinhosamente é chamado de JONGA ou FAMÍLIA JONGA por alunos e funcionários, é sem sombra de dúvidas o maior patrimônio material e imaterial de Itamari.
O Jonga se faz presente na história de vida da maioria dos itamarienses, centenas que ali passaram como funcionários em diversos setores ou como professores nas diversas modalidades de ensino ou alunos (aos milhares), filhos de ex alunos, etc. Todos colecionam histórias, emoções, amigos criados e muita saudades. Não é um espaço apenas de formação, mas de encontros da maior parte da população, o Jonga é nosso orgulho.
Nas salas do Jonga passaram como aluno ou funcionários os que hoje são prefeitos, vereadores, advogados, médicos, engenheiros, professores e outros profissionais. O curso Técnico em Magistério, fez história e é responsável pela formação de boa parte dos atuais professores de Itamari e região. Foi o melhor período da história do Jonga.
É uma escola com alguns problemas como outra qualquer do estado, mas por conta da escassez de recursos, contingenciamentos e outras políticas públicas. Muitos alunos e ex-alunos do Jonga, foram e são destaques fora de Itamari, nem somos os piores nos índices de desempenho nas avaliações externas.
O Jonga conta hoje, com salas espaçosas e climatizadas, sala de vídeo, TVs e notbook portáteis. Um dos colégios do estado com melhor estrutura. Conta no seu quadro recente, com professores especialistas, mestres e uma doutora.
Voltando ao título que deu origem ao texto, “UM NOVO COLÉGIO ESTÁ SURGINDO EM ITAMARI”, falo isso porque na gestão do atual diretor Emílio Neto, a escola voltará a ser grande, fazendo relembrar os anos de glória do passado.
Já estão abertas as matrículas para as novas QUATRO modalidades de ensino, a saber: Prosub, PROEJA, Curso Técnico EPI, Novo Ensino Médio. O Prosub que é um curso técnico de um ano e meio para quem já concluiu ensino médio; o PROEJA para maiores de idade que queiram fazer o ensino médio juntamente com o curso técnico que dura dois anos e meio; o curso técnico na modalidade EPI no turno matutino e também será oferecida a escola em tempo integral, onde o aluno terá sete aulas por dia com direito a almoço.
Esperamos com essa ampliação de vagas, manter a nossa importância institucional em Itamari e região, resgatar um pouco do nosso orgulho perdido e continuar sendo esse centro de formação profissional em nossa cidade.
O Jonga sempre será um pouco de cada aluno, professor, funcionário e diretor que ali passaram, deixando suas marcas – seu legado em cada parede, em cada sala, em cada foto e memórias.
O coração de Itamari (O Jonga) continuará pulsando, e agora pulsando ainda mais forte, irrigando e nutrindo pessoas, transformando vidas e exportando talentos para todas as partes do mundo.
Viva o Jonga, viva o nosso maior patrimônio.

(Nelson Ribeiro Filho, Mestrando em Educação, especialista, Professor das redes Estadual e Municipal de ensino e é o administrador do grupo TRIBUNA LIVRE DE ITAMARI. Também idealizador da Itamari Kakau’s)
.

Comentários estão fechados.