WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

TERNO DE REIS EXIBIU-SE EM NOVA IBIÁ E EM GANDU – Pelo Prof. Zenildo – ZOOM

.

Patrimônio Imaterial do nosso município, o Terno das Flores, como é intitulado, realizou o tríduo comemorativo dos reis magos, em três locais diferentes, a atividade aconteceu na última sexta (03/01), no município de Nova Ibiá – Ba, no sábado (04/01), nos Bairros Juvêncio Leal e Bela Vista e no último domingo (05/01), com apresentação na Igreja Matriz São José e depois nas principais ruas de Gandu.
O TERNO DE REIS é uma manifestação cultural, da religiosidade popular que celebra o Dia dos Reis Magos, 6 de janeiro. Não há registros de quando esses grupos musicais, que anunciam o nascimento de Cristo passando de casa em casa, começaram a proliferar no Brasil, aqui em Gandu o Terno de Reis é uma tradição de décadas, a atual formação possui onze anos de atividades, e é coordenada pelo jovem Noel Siriaco.
O terno possui toda uma organização de celebração do nascimento de Jesus Cristo, os diversos personagens, inclusive os reis, ecoam por todos os cantos a chegada do Salvador. Ainda como outrora, depois da apresentação, o grupo sai pelas ruas da cidade, cantando e divertido a comunidade, e entrando nas casas para comer e beber, levando música, dança e orações como pede a tradição.
A atividade é da comunidade, portanto todos são convidados a celebrar e participar desse grande momento cultural. Para os integrantes, a festa é esperada com entusiasmo durante todo o ano. “Quando entra o mês de dezembro, e a gente não vem aqui fazer um ensaiozinho, ficamos todos para baixo. Mas quando eles começam, aí fica todo mundo na alegria”, revela um tocador. Os encontros do grupo são muito mais pela diversão do que para fazer um ensaio propriamente dito, porque todos são apaixonados por esse momento, a fé e a devoção se atrelam a momentos de alegria.

(Zenildo Santos Silva, Bacharel em Psicologia, especializado em Psicopedagogia; licenciado em Letras Vernáculas pela UNEB. Atende no AEE – Atendimento Educacional Especializado, no acompanhamento de crianças com necessidades especiais)
.

Comentários estão fechados.