WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

IG SUL DA BAHIA FORTALECE AÇÕES DE PROJETO PARA PRODUÇÃO DE CACAU DE QUALIDADE NA AGRICULTURA FAMILIAR

.

A IG Cacau Sul da Bahia participou de um encontro de acompanhamento do Projeto Alianças Produtivas, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural/CAR, do Governo do Estado. O projeto, que faz parte do Programa Bahia Produtiva, tem o objetivo de oferecer apoio às associações e cooperativas da agricultura familiar, tendo como foco a relação comercial dessas cooperativas e associações com compradores do setor privado, incentivando a inclusão no mercado e atraindo empresas privadas para as oportunidades de negócio.
Os recursos e investimentos são direcionados para as cooperativas da agricultura familiar que ganham com melhorias nos processos de gestão, nas aquisições de equipamentos mais eficientes, no desenvolvimento de novos produtos, entre outros resultados.
No dia 7, foi realizada uma visita à Cooperativa de Pequenos Produtores de Cacau, Mandioca e Banana do Centro da Região Cacaueira -Coopercentrosul, em Itabuna, onde aconteceu uma avaliação técnica das ações desenvolvidas através das alianças produtivas e debatidas estratégias de mercado. O projeto da cooperativa visa preparar para o mercado de cacau de qualidade superior 112 agricultores familiares, através de apoio a estruturação das comunidades, capacitações, certificações, e apoio técnico à gestão comercial.
Já no dia 8, aconteceu uma visita a IG Sul da Bahia e ao Centro de Inovação do Cacau, na Universidade Estadual de Santa Cruz, para alinhamento de estratégias com a agricultura familiar de acesso a mercados de cacau de qualidade superior.
Participaram das atividades Roberta Sousa, Técnica do Bahia Produtiva; Aldir Paris,- especialista em Mercado do Bahia Produtiva; Anderson Franciscone Afonso, assistente Territorial Litoral Sul do Programa Bahia Produtiva; Adriana Reis, Gerente de Qualidade do Centro de Inovação do Cacau e Angélica Anunciação e José Raimundo Rocha – Coopercentrosul.

De acordo com Cristiano Sant’Ana, diretor executivo da IG Cacau Sul da Bahia “é preciso fortalecer a inserção da agricultura familiar no mercado de cacau de qualidade superior e estreitar as relações entre a IG, o Centro de Inovação do Cacau, e as cooperativas associadas com o Governo do Estado, visando o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva do cacau”, destacou Cristiano Sant’Ana, diretor executivo do IG Cacau Sul da Bahia”.
A Associação Cacau Sul Bahia-iG Cacau é uma federação formada por 16 instituições representativas com um total de 3060 associados e é atualmente a mais abrangente associação da cadeia do cacau e chocolate no Sul da Bahia. (Fonte: Cacau e Chocolate)

.

Comentários estão fechados.