WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

ILUMINAÇÃO EM SEU JARDIM – Pela Dra. FLÁVIA SOUZA

.

O jardim é um local da casa que também deve receber um lindo projeto de iluminação. Na maioria das vezes isso passa despercebido e ele acaba tornando-se um local esquecido durante a noite. Com a chegada do verão é o momento propício para desfrutar do jardim durante as noites estreladas, seja descansando em uma rede, celebrando um jantar com amigos, com um bom mergulho na piscina ou apenas contemplando as plantas durante a noite.
Na hora de escolher o modelo de lâmpada para iluminar o jardim devemos pensar não só no preço e no efeito criado, mas também no calor que algumas delas emanam, já que podem acabar secando ou queimando plantas. As lâmpadas halógenas possuem um grande nível de reprodução de cores, mas em contrapartida emanam muito calor. Já as lâmpadas de LED são mais caras, mas possuem uma longa vida útil, consomem menos energia e não aquecem muito a região, não representando um perigo para suas plantas. Outra possibilidade são as fibras óticas, são seguras já que não possuem transmissão de energia elétrica e não esquentam muito.
A iluminação geral do jardim pode ser feita através de postes e refletores. Esses elementos são capazes de fazer com que a luz alcance seu jardim como um todo. Poderíamos dizer que é um tipo de iluminação básica, prática e funcional, ou seja, sem nenhum efeito ornamental. Neste caso é possível dosar o nível da iluminação através da escolha das lâmpadas e da quantidade de postes e refletores instalados.
Iluminação de destaque é um tipo de iluminação que valoriza muito o jardim já que faz com que suas plantas, flores, árvores, pedras ou esculturas sejam as protagonistas até mesmo durante a noite. Trata-se de utilizar luminárias instaladas no solo, embaixo desses elementos, fazendo com que a luz que emana de baixo para cima destaque suas plantas ou árvores por exemplo. O efeito de luz e sombras criado, além de ser bonito, aporta um toque cálido e aconchegante para o jardim.
Se o seu jardim é maior e mais elaborado e conta com caminhos, passagens ou escadas, você também pode utilizar a iluminação para “cercar” esses elementos. Este tipo de iluminação é chamada de balizamento e também é considerada uma iluminação de segurança. Ela é feita através de luminárias, embutidas ou não, em toda a lateral dos caminhos ou degraus por exemplo. Além de decorar e destacar, também torna o uso do mesmo mais seguro durante a noite.
Assim como fazemos no interior de nossas casas também podemos utilizar a iluminação para destacar e delimitar áreas especificas do jardim. Por exemplo, se o seu jardim conta com uma área gourmet, um espaço para relaxar ou uma área somente para plantas, você pode utilizar a iluminação para delimitar e diferenciar essas áreas. Você pode brincar com diferentes tipos de iluminação e também com a intensidade da luz para criar um efeito ainda mais especial.
A iluminação frontlight além de iluminar o jardim em si, também podemos aproveitar e criar efeitos para destacar a fachada e as paredes de nossa área externa. Este tipo de iluminação tem um intuito tanto decorativo como de segurança, já que torna a área externa melhor iluminada e mais fácil de ser vigiada afastando assim possíveis intrusos.
Se você tem uma piscina em casa não desperdice a oportunidade de ilumina-la para valorizar a decoração de seu jardim como para desfruta-la durante a noite. Existem diferentes maneiras de iluminar as piscinas como por exemplo os focos externos ou os subaquáticos. Neste quesito vale a pena brincar com as cores criando efeitos decorativos únicos para sua piscina.
Tão simples como utilizar fios de luzes para iluminar suas áreas externas, posso dizer que, dependendo do tipo de fio de luz utilizado, talvez não seja uma iluminação que alcance seu jardim como um todo, mas sim será suficiente para conseguir um efeito relaxante para realizar um jantar romântico ou relaxar tomando uma taça de vinho ao ar livre.
Um dos elementos mais interessantes para iluminar os jardins são as luminárias solares. Não necessitam instalação elétrica e funcionam, como o próprio nome diz, com energia solar. Para utiliza-las é necessário posicioná-las nas regiões que recebem uma grande quantidade de sol durante o dia e ao entardecer as lâmpadas se acenderão de maneira automática para iluminar seu jardim. Economia e funcionalidade de mãos dadas.
Não se preocupe só com o interior da sua casa, a área externa também faz toda a diferença. Capriche!

(Flavia Souza – Design – Sofisticação – Modernidade)
.

Comentários estão fechados.