WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

PUXADA DO MASTRO ABRIU HOMENAGENS A SÃO SEBASTIÃO EM OLIVENÇA

.

As comemorações da Puxada do Mastro de São Sebastião, que aconteceram em Olivença, seguiram com programação no sábado, com manifestações culturais, missa do tríduo às 19h e shows com as bandas Batuque Bom, Kauã Araújo e Allan Diniz, que comandaram a festa a partir das 22h para ilheenses, turistas e toda a família.
Aberta oficialmente no fim da tarde da última sexta-feira (10), o festejo contou com a presença da comunidade, do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, representantes indígena, dos machadeiros de Olivença e administrador do distrito. As práticas de hasteamento das bandeiras, acendimento do fogo simbólico, capoeira e percussão aconteceram na praça principal de Olivença, onde em seguida foi realizada a missa do tríduo à São realizada na Igreja Nossa Senhora da Escada.
“Uma festa que faz parte da nossa cultura e história. Fico extremamente feliz por participar e prestigiar o evento. A cidade fica cheia, possibilita maior movimentação no comércio local, afinal, nesse período, a economia é aquecida, com geração de emprego e renda no distrito. Com muito trabalho conseguimos resgatar mais um momento importante da história da nossa cidade”, ressaltou o prefeito Mário Alexandre.
Além do desfile cultural, população e visitantes se divertiram ao som das atrações musicais, Vai dar Samba e Banda Realce. A Puxada do Mastro é realizada pela Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (Secult) e da Associação dos Machadeiros de Olivença (AMO).
TRÊS DIAS DE FESTA – No domingo (12), os festejos no distrito começaram cedo, com Alvorada às 4h da manhã e rituais religiosos (bênçãos) e indígenas (poranci) na porta da Igreja Nossa Senhora da Escada, às 6h. A tradicional Feijoada dos Machadeiros foi servida no Ponto de Cultura Machadeiros de Olivença, às 7h10min.
A saída da praça com destino a Mata de Ipanema foi às 8h20min e os rituais na Mata, às 9h40min, com derrubada dos mastros, confraternização dos machadeiros e replantio de árvores. Das 13h às 15h, os mastros sairam em direção à praia. Nesse intervalo também foi servida feijoada no Areal Guanabara.
O cortejo da Puxada do Mastro de São Sebastião teve início às 15h, com retorno à praça às 17h20min, onde foram feitos arreamento das bandeiras, apagamento do fogo simbólico e agradecimentos. A animação ficou por conta dos shows com as bandas Top Gan, Lê Bandê e Pagofunk.
“A Prefeitura Municipal tem nos ajudado muito com a realização desse trabalho, disponibilizando os serviços de limpeza e toda parte de estrutura que é montada e das atrações musicais. Então, toda a Associação convida a população em geral para participar desse momento. Essa festa é de todos”, frisou seu Camisa, presidente da AMO.
Para garantir a tranquilidade da festa, as equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Secsurb) realizaram limpeza e coleta de lixo na localidade. A Sutram reforçou a fiscalização do trânsito e os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar da Bahia (PM) executaram as ações de segurança e policiamento ostensivo. (Fonte: SECOM/PMIlhéus)

.

Comentários estão fechados.