WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

PLANO DE GOVERNO: O QUE É ISSO? QUAL A SUA IMPORTÂNCIA? – Pelo Prof. NELSON RIBEIRO (Itamari)

.

Quer saber o que o que os candidatos eleitos em 2020 farão quando assumirem seus cargos de prefeito? Pesquise, tome conhecimento desse documento chamado Plano de Governo.
Segundo certa fonte “o que chamamos de plano de governo é um documento no qual os candidatos a cargos do Executivo (prefeito, governador e presidente) informam suas principais idéias e propostas para administrar o local que se propõem a governar”. O Plano de Governo é previsto em lei, portanto algo importante e obrigatório.
Administrar uma cidade é lidar com pessoas, viver ou morrer, ter um emprego, ir embora, estudar, aprender e até mesmo nossa alegria depende em muito dos nossos governantes. Se para administrar uma casa, uma pequena empresa ou um estabelecimento comercial já carece de certo preparo, imaginem administrar pessoas e uma cidade com sua toda sua complexidade.
O que vimos na história recente de Itamari, foi apenas uma briga por poder, buscam a todo custo a vitória nas eleições, para isso utilizam todas as estratégias possíveis e imagináveis. Estão mais preocupados com as pesquisas e em conseguir mais um voto do que discutir a cidade, pensar em como serão equacionados e solucionados os problemas da cidade. A disputa eleitoral vira uma guerra de torcida organizada, com guerra de ofensas dos dois lados. Nessa disputa, todos saem perdendo.
Se um sujeito foi mal na escola, não geriu bem seus negócios, não tem um bom nome na praça, não sabe nem mesmo governar sua casa ou muitas vezes nem nunca teve um emprego, como irá gerir uma bem uma cidade?
As prefeituras das cidades são mais complexas que seus quintais, não é o mesmo que administrar suas fazendas ou suas farras nos finais de semana. Quer o seu primeiro emprego, quer adquirir experiência, procure se preparar primeiro, faça cursos, estude, a prefeitura não é o local adequado para quem quer aprender na “tora”. Administrar uma cidade é lidar com vidas, e vidas não admitem erros, nem pessoas com baixos QI.
Portanto, a poucos meses das eleições, já podemos sim começar a pensar e repensar a nossa cidade, os nossos problemas e possíveis soluções para eles. Qual a cidade dos nossos sonhos? O que precisamos meter que deu certo? Quais são os bons exemplos de outros municípios que precisamos copiar, reformular ou adaptar a nossa realidade. Vamos pesquisar, vamos ao trabalho intelectual de colocar no papel as nossas ideias, vamos fazer o nosso pré-candidato assinar essa carta compromisso com a cidade, vamos construir coletivamente com ele as ideias para resgatar Itamari. Vamos conhecer os pensamentos dele em relação a educação, segurança, saúde, esporte, lazer , etc.
E não pense que é apenas um compromisso do candidato em virtude da lei, ou que ele pague a alguém para elaborar o documento. O grupo, a comunidade, todos juntos devemos assumir esse compromisso. Devemos exigir a construção coletiva desse documento.
Faço aqui o convite, vamos juntos construir o nosso plano de governo para Itamari. O nosso grupo pensa assim, vem pensar conosco. Vamos começar?

(Nelson Ribeiro Filho, Mestrando em Educação, especialista, Professor das redes Estadual e Municipal de ensino e é o administrador do grupo TRIBUNA LIVRE DE ITAMARI. Também idealizador da Itamari Kakau’s)
.

Comentários estão fechados.