WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

A AGROINDÚSTRIA DOS PEQUENOS PRODUTORES – Pelo Dr. Marcos Neto

.

É de conhecimento de todos os brasileiros que a agricultura familiar é responsável por parte considerável dos alimentos consumidos por todos nós. São alimentos, em sua maior parte, produzidos sem agrotóxicos com o emprego da força de trabalho da própria família. Como profissional, tenho a certeza da viabilidade e necessidade da coexistência entre este sistema de produção e o chamado agronegócio, há espaço para todos.
Entretanto, deficiências e atrasos precisam ser combatidos, os agricultores familiares necessitam de assistência técnica, de crédito e de conhecimento pra que possa produzir mais e melhor, e isso, deve ser feito e incentivado pelos governos e pela sociedade civil organizada. Muito se tem discutido, e se trabalhado, no sentido de sensibilizar associações e cooperativas de pequenos produtores da necessidade de se instalar pequenas agroindustrias que possibilitem a esses agricultores agregar valor aos seus produtos. O governo federal precisa tomar a frente nesse processo, bancando viabilizar projetos e concedendo crédito.
Acreditar no crescimento dos pequenos produtores rurais é apostar na diversificação com qualidade, é ter a consciência de que a participação deles agregará ainda mais importância à agricultura da nação, que por anos à fio, graças às divisas trazidas pelo agronegócio, tanto orgulho tem dado aos brasileiros.

(Marcos Neto é Engº. Agrônomo)
.

Comentários estão fechados.