WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

O QUE FAZER NO SEU ISOLAMENTO SOCIAL? – Pelo Prof. NELSON RIBEIRO (Itamari-BA)

.

Na sociedade atual de contatos imediatos, cheio de superficialidades, de menos amigos e mais conhecidos, ficar isolado com familiares no mínimo um mês, é muito interessante.
Atualmente, corremos todo o tempo, só paramos para dormir, e muitas vezes, nem temos tempo para bater um papinho com quem gostamos. Moramos em uma casa com duas, três e até cinco pessoas, mas nos comportamos como estranhos, sem sair juntos, sem conversar e se divertir como família.
É chegado o momento, que compulsoriamente deveremos ficar em casa. Mas, o que fazer então?
Bater aquele papo com meus familiares, confessar algo, declarar algo que tem guardado há muito tempo e nunca teve oportunidade de falar. Sentir o outro de verdade, brincar, jogar, resenhar juntos. Que tal tirar da gaveta aquele grande projeto que por falta de tempo deixou esquecido? É uma excelente oportunidade para novas leituras, chegou o momento de se desconectar do celular e se conectar com você mesmo, se conectar com a vida, com o cosmo e com sua espiritualidade.
Já pensou em escrever um livro, suas reflexões ou realizar outro hoby que jamais teve tempo de realizar? Planeje sua vida pós-coronavírus. O que pretende fazer em relação aos estudos, ao trabalho, a família e suas relações pessoais? Deixe tudo isso em anotações escritas e acessíveis.
Se você tiver um sítio, uma fazenda, parabéns. Corra para seu refúgio, vá viver sua vida de eremita. Coloque em prática aquele plano de sobrevivência na selva, mude sua alimentação, tente experimentar novos sabores, viva de raízes, ervas , peixes e outros alimentos que não fazem parte do seu cardápio do dia a dia. Coloque em prática aquilo que você aprendeu nas aulas de sobrevivência na selva, naquele filme de ficção. Estou mais nessa pegada.
Faça aquilo que a vida moderna jamais lhe permitiu fazer. Todos um dia sonharam ou teve vontade de sumir do mapa, de se isolar de todos e todas, está aí a oportunidade. Faça do seu isolamento, um isolamento produtivo, de crescimento pessoal.
Coma anda sua espiritualidade? Você ainda acredita em Deus? Minha vida ainda tem objetivos ou eu perdi o foco com o passar do tempo? Sou ainda demasiadamente humano, ou o mundo retirou essa minha essência? Ainda sou uma pessoa de princípios, de caráter ou me tornei um ser egoísta ao extremo, insensível ao sofrimento do próximo?
O isolamento social deverá oportunizar fazer tudo aquilo que é necessário fazer, mas que você por falta de tempo pela correria moderna deixou de fazer.
Portanto, é o momento de resetar, desconectar, fazer uma limpeza no seu hd, reorganizar seus arquivos de vida. Tentar ser alguém melhor, mais evoluído.
Se no final de tudo isso, você se tornar alguém melhor, alguém mais refinado, e acima de tudo sem ter contraído o vírus, você merecerá um troféu, medalhas em sua homenagem.

(Nelson Ribeiro Filho, Mestrando em Educação, especialista, Professor das redes Estadual e Municipal de ensino e é o administrador do grupo TRIBUNA LIVRE DE ITAMARI. Também idealizador da Itamari Kakau’s)
.

Comentários estão fechados.