WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

POR QUE DEVEMOS NOS INTERESSAR PELA POLÍTICA? – Pelo Prof. NELSON RIBEIRO (Itamari)

.

A política é a principal forma de organização da sociedade. Ela procura de todas as formas, cuidar do bem público. Portanto, na sua origem, a política procura cuidar do interesse de todos os seres humanos e do bem estar dos mesmos.
Como afirmava o grande articulador político da antiguidade Aristóteles, “A POLÍTICA ERA UM MECANISMO QUE TINHA COMO FIM ÚLTIMO A FELICIDADE DOS HOMENS”. Etimologicamente, o termo política é derivado do grego antigo (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à Pólis, ou cidade, podendo significar também sociedade, comunidade e coletividade.
A política tem a ver também com a organização, direção e administração de nações ou Estados. Portanto, não é demais afirmar que tudo está relacionado com a política. Os produtos que você compra no dia a dia tem a ver com a política de preço e a economia do país. Políticas públicas inteligentes, estimulam o comércio, facilitam as compras, os empregos e a renda. A água que você bebe, a energia que chega à sua casa, o emprego que você tem, direta ou indiretamente tem relação com a política. A escola do seu filho, a cultura de sua cidade, as oportunidade e os benefícios sociais, tudo tem a bendita política no meio. As políticas públicas que são “as ações realizadas pelo governo, programas ou decisões tomadas por um governo, independente se nas esferas municipal, estadual ou federal, são considerados políticas públicas”, são realizadas com o objetivo de trazer melhorias para a vida dos cidadãos.
Portanto, não há como ser indiferente a política. Não existe parcialidade na política. Gostando ou não, você está inserido e dependente da política. O calçamento que chega a sua rua, a lâmpada do seu poste, a segurança de seus filhos, a limpeza de sua cidade, as praças e jardins e até seu bem estar tem relação com as políticas públicas. Sendo assim, devemos sim discutir política, debater, participar dela, pois afinal, vivemos em um regime político chamado de democrático.
Quem deseja uma cidade mais bonita, com mais oportunidades, uma cidade com um melhor sistema de saúde, com uma educação de qualidade para seus filhos e melhor segurança pública, não lava suas mãos, não se exime de sua responsabilidade.
Sendo assim, por ser uma tema de tamanha importância, não devemos delegar a outros, a responsabilidade de tomar as decisões que irão influenciar as nossas vidas. Não podemos deixar que os interesses individuais, sobreponha os interesses coletivos, não podemos deixar que o lado podre da política, com suas células cancerígenas contaminem todo o corpo.
Quanto mais você perde o interesse, quanto mais você afirma que odeia a política, que não gosta nem de falar sobre o assunto, mais você abre espaço para os aproveitadores, para os parasitas políticos, criminosos e inescrupulosos políticos.
Você não precisa ser candidato a nada, para contribuir para o regime democrático, para praticar a nova e boa política. Você deve opinar, fiscalizar, criticar e contribuir de todas as formas, para fortalecer as boas práticas políticas. Fazer política querer o bem coletivo, e desejar uma cidade melhor para vivermos. Fazer política é não deixar que os maus vençam os homens e mulheres de bem. Fazer política é esse eterno combate do bem conta o mal, dos mocinhos contra os bandidos. E que no final todos tenhamos um final feliz. Que consigamos alcançar a tão almejada e sonhada felicidade que é o objetivo final da política na sua essência.

(Nelson Ribeiro Filho, Mestrando em Educação, especialista, Professor das redes Estadual e Municipal de ensino e é o administrador do grupo TRIBUNA LIVRE DE ITAMARI. Também idealizador da Itamari Kakau’s)
.

Comentários estão fechados.