WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

A POLÍTICA E SUAS PAIXÕES – Pelo Prof. NELSON RIBEIRO (Itamari)

.

De onde vem toda essa rivalidade na política? Por que a política desperta tantas paixões?
Desde a sua emancipação política, a disputa de poder na antiga Tabocas, tem produzido cenas e capítulos especiais.
No auge do cacau, os fazendeiros da cidade, eram o grupo com maior poder econômico. E antigas desavenças, brigas, rivalidades e disputas por terras migraram para a disputa de poder no município. O cacau foi quem moldou a política que perdura até hoje na região e em especial em Itamari.
As grandes famílias por questão numérica e de poder econômico, sempre sairam na frente no seu protagonismo político. Essas famílias se revezam no poder desde a emancipação da cidade.
Família Galvão, Vasconcelos, Menezes, Inácios, Almeidas, Machados, Ribeiros e Carvalhos com seus patriarcas e matriarcas, sempre foram os principais atores da história política de Itamari.
Infelizmente, este protagonismo foi conquistado com a ingestão de muitos recursos financeiros, pois o cacau na época era o ouro da região, e os fazendeiros eram os barões. O mau uso do dinheiro desde aquela época tem sido um dos principais problemas, pois do dinheiro do cacau investido na política, eram requerido da cidade desde aquela época, o município vem pagando o pato.
O excesso de dinheiro usado na política, criou um tradição difícil de mudar. “O TOMA LÁ DÁ CA”, a compra de votos. Para manter o seu status, sua tradição e honrar o nome da família, havia uma disputa de gastos, e até desafio para vê quem injetava mais recursos nas campanhas eleitorais.
É quem ganhava com isso? Ninguém. Os vencedores ficavam endividados, os derrotados falidos. E o município sempre pagando as contas.
Interessante que até o modo de governar de muitos gestores em alguns mandatos, eram como se estivessem administrando uma grande fazenda cacaueira. Uma grande fazenda em que quem mandava era o patrão. Os funcionários eram os bóias frias, e os secretários eram os cabo de turma.
Assim como as grandes fazendas entraram em decadência, assim também aconteceu com essa forma de gestão da nossa cidade e até hoje sofremos suas consequências.

(Nelson Ribeiro Filho, Mestrando em Educação, especialista, Professor das redes Estadual e Municipal de ensino e é o administrador do grupo TRIBUNA LIVRE DE ITAMARI. Também idealizador da Itamari Kakau’s)
.

Comentários estão fechados.