WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

BRASIL: COMPLEXO DE VIRA-LATA? – Pela Profa. GARDÊNIA ROSEIRA

.

O Brasil é o país mais corrupto do mundo? O que faz do BRASIL um país tão estereotipado e marcado pela corrupção? A frase é comum e costumeira na boca de muitos pelas ruas de qualquer Estado brasileiro, principalmente após alguma manchete de jornal apontando para um novo escândalo de corrupção.
Ressuscitemos Nelson Rodrigues, o escritor brasileiro que eternizou a expressão complexo de vira-lata. Trata-se por complexo de vira-lata a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo. Isto em todos os setores”. Isso explica o porquê do exagero em relação à corrupção.
A culpa foi de Portugal? Portugal apenas facilitou a criação de uma cultura corruptiva, não a idealizou, tampouco a difundiu pelo mundo, visto que não é possível alçar os portugueses à alcunha de “arquitetos da corrupção humana”. A questão é mais ampla.
Ao filósofo suíço Jean-Jacques Rousseau atribui-se a noção de que o homem nasce bom e a sociedade o corrompe. Porém, Rousseau idealiza noções mais interessantes em seu “Contrato Social”.
Dessa forma, é possível dizer que a corrupção não vem de um país, ou cultura, mas é algo interno. Social? Talvez sim. Natural, genético? Pouco provável. Mas, se há certa dificuldade em se determinar a origem da corrupção, é mais simples apontar os meios para combatê-la.

(GARDENIA ROSEIRA – Mestre em Educação – Licenciada em Sociologia e História – Pós-graduada em Sociologia, História e Ensino Superior)
.

Comentários estão fechados.