WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

VARÍOLA – GRANDES PANDEMIAS DA HISTÓRIA – Pelo Prof. ANTONIO MOREIRA NETO – NETÃO

.

O último texto da série Grandes Pandemias da História, com um resumo baseado nos melhores especialistas do assunto. Esta série teve a importância de mostrar que em outros tempos apareceram pandemias com gravidades semelhantes ou piores que o Covid-19. Segue texto:
῎ A Varíola é uma das doenças mais mortais da história. Seus primeiros registros datam de mais de 3 mil anos atrás, mas pesquisas recentes afirmam que o vírus infecta e mata os seres humanos desde a pré-história, ou seja, mais de 10 mil anos.
A Varíola, causada pelo vírus Orthopoxvirus variolae, é transmitida principalmente por vias respiratórias, através de gotículas de saliva. Ela também pode ser transmitida por contato com a pele e sangue infectado, o que torna a doença altamente contagiosa. O vírus se instala na garganta e fossas nasais, causando febre alta, mal-estar, dores musculares e de cabeça. Após isso, entre 2 e 5 dias, a enfermidade assume sua forma mais violenta, com o surgimento de erupções e manchas vermelhas espalhadas por todo o corpo. Com o tempo, as erupções se transformavam em pústulas, pequenas bolhas cheias de pus, que causam coceira e dor.
Não existia tratamento efetivo contra a doença, sendo possível apenas amenizar os sintomas, até que o sistema imunológico eliminasse o vírus. A letalidade da varíola oscilou durante os anos, mas chegou a dizimar civilizações inteiras,
A primeira vacina desenvolvida pelo homem foi para combater a varíola. Ela foi criada pelo médico inglês Edward Jenner em 1796 e publicada em jornais científicos em 1798. A varíola também foi a primeira doença considerada erradicada no mundo pela OMS em 1980῎
O blog do Zebrão, em sua coluna científica, tem por obrigação informar a comunidade de Gandu com fatos científicos importantes da atualidade e da História, ligados a todo conhecimento científico da Ciência da Natureza.
Bibliografia: As Pandemias Mais Mortais da História. Ed Spathi/ Biologia, Amabis/Varíola: A maior epidemia da História, Ed O Curioso.

(ANTÔNIO MOREIRA NETO – NETÃO, Licenciado em Física pela FACE e Engenheiro Agrônomo pela UFBA. Professor de Física e Química dos Colégios: Durval Libânio, Colégio Santo Antônio e Colégio Nobre)
.

Comentários estão fechados.