WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

COVID 19, PRIMEIRO CASO EM ITAMARI – Pelo Prof. NELSON RIBEIRO (Itamari)

.

Conforme divulgado nas mídias sociais, Itamari apresentou seu primeiro caso do coronavírus na cidade após quatro meses de sucesso no combate à doença. O acontecido não foi uma surpresa, já imaginávamos que mais cedo ou mais tarde isso iria acontecer. Estamos muito próximo de cidades onde a doença alastrou-se com muita intensidade.
E agora, o que fazer? Não é o momento de apontar culpados. Agora é o momento de intensificar o uso da inteligência para combater o vírus. Com a experiência que o resto do mundo vem mostrando no combate ao Covid já temos como criar boas estratégias para conter o aumento dos casos e achatar o tão famoso pico da doença.
Em Itamari é como se pandemia tivesse tido seu início no dia 22 de junho. Começar do zero. Começar do zero mas com experiência. Sabemos hoje que o isolamento social, afastamento, o uso de máscaras e de álcool em gel são os comportamentos mais eficazes no combate à doença.
Acrescento a isso o monitoramento eficiente dos casos, o uso intensivo de testes rápidos, o cerco aos focos da doença. Detectado um caso, é o momento de direcionar uma equipe de pesquisa, para avaliar possíveis pessoas que a mesma teve contato, e a partir daí, isolar e aplicar testes rápidos nos suspeitos.
Intensificar a comunicação com a população, incentivar comerciante a manterem e aperfeiçoar as medidas de restrição de clientes dentro dos estabelecimentos, criar estratégias para diminuir a circulação de pessoas e aperfeiçoar a central de ligação que faz a ponte entre as pessoas, agentes comunitários, vigilância e saúde para que as pessoas saibam comunicar sintomas que estão sentindo e alertar sobre casos suspeitos.
A aquisição de mais testes rápidos e se possível testes em massa em pequenos municípios seria a medida mais eficiente no momento. Fazer uso dos recursos federais, dos recursos que não foram gastos com as festas juninas e outras economias por conta da pandemia para o combate ao covid seria a maneira mais eficiente no momento para vencer essa guerra.
O cenário que se apresenta em Itamari não é muito animador. Como estamos no início, com o primeiro caso detectado, ainda não sabemos qual será o nosso pico – quantas pessoas ainda serão contaminadas e desenvolverão a doença para depois começar a cair os números. Achatar o pico deverá ser a nossa meta principal.
Portanto, os gestores municipais e a população da cidade, devem cada um continuar fazendo a sua parte, e intensificar ainda mais os cuidados e medidas de combate à doença. Se estamos em uma guerra, entramos agora no combate direto ao vírus. Na linha de frente irão os nossos melhores soldados, fazendo uso de suas melhores armas e melhores estratégias. O êxito no combate, não será necessariamente pelo uso da força, mas pelo uso correto e eficiente da inteligência de cada soldado e principalmente do seu comandante.

(NELSON RIBEIRO FILHO, Mestrando em Educação, especialista, Professor das redes Estadual e Municipal de ensino e é o administrador do grupo TRIBUNA LIVRE DE ITAMARI. Também idealizador da Itamari Kakau’s)
.

Comentários estão fechados.