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APRENDA A CONSTRUIR PONTES, NÃO MUROS – Pela Admª. TAIS GASPAR

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Como o atrito pode estar prejudicando o seu negócio?
Para começar, você sabe o que é atrito? Atrito, segundo o Wikipedia, em física, é a força de contato que atua sempre que dois corpos entram em choque e há tendência ao movimento.
Mas e o que atrito tem a ver com negócios??? TUDO!!!!
Atrito é hoje o inimigo número um da produtividade, seja com a sua empresa no mundo dos negócios ou com você em hábitos pessoais, é o atrito. Todas as vezes que o cliente encontra resistência para realizar qualquer ação dentro do negócio é um ponto de atrito e quanto maiores forem esses pontos, menor será a sua conversão.
E como diz Flávio Augusto, empresa que não vende, quebra!
Inimigo número 1 dos negócios
Pensa comigo, existe atrito em tudo o que fazemos no dia a dia, no trabalho ou na vida pessoal. Quer ver? O que te impede de acordar cedo para ir a academia? A vontade de dormir mais, a preguiça, não gostar de exercícios, não ter uma academia próxima a sua casa, ter que pegar o carro e por aí vai… A lista é grande … Ao chegar à academia, o sensor não reconhece sua digital, as esteiras estão cheias, o ar condicionado está quebrado, a música não te agrada… Quer que eu continue??? Não precisa, né?
Ao reduzir o atrito nos pontos de contato, ganhamos pontos com o cliente, tornamos as coisas mais fáceis e quanto mais fácil for de realizar uma ação mais fácil será de concretizar uma venda ou negócio.
E não é só isso, quanto mais reduzimos o atrito dentro das empresas, mais contribuímos para ter uma equipe mais engajada, pois é um voto a favor da produtividade — tanto pessoal como profissional —, e é um voto a favor do aumento das vendas de um produto ou serviço.
Como identificar os pontos de atrito nos negócios?
Agora você precisa treinar os seus olhos, só assim vai identificar fricção e atrito, que é o gasto desnecessário de tempo, esforço ou dinheiro enquanto executa algo.
O primeiro ponto é analisar cada tarefa executada dentro do seu negócio, qual o caminho percorrido, quais as dificuldades encontradas, como pode ser resolvido? Quem são os responsáveis por cada atividade?
Construa pontes
Pense que construir pontes pode custar caro no início, mas vai favorecer todo o caminho para o crescimento do negócio.
“Quando você reduz o atrito, tornando algo mais fácil, as pessoas fazem mais daquilo” (Jeff Bezos)
Quanto mais fácil for o caminho de compra, mais a sua empresa vende e mais será lembrada pelos clientes.
Muitas empresas focam no preço como estratégia para decisão de compra, mas se esquece que este fator configura em terceiro lugar na hora da verdade. Atendimento e facilidade estão bem a frente do preço e quando você investe nesses dois fatores, não precisa mais estar preocupado em competir por preço e isso já é um grande avanço para o seu negócio.
Invista sempre para crescer
Se você quer uma empresa de sucesso, precisa estar atento a 3 fatores essenciais:
1. Tenha agilidade nos processos
2. Entenda e otimize os custos do negócio
3. Capacite a equipe
Quanto mais você conhece o seu negócio mais tem condições de tomar decisões ágeis, facilitando os processos e melhorando a experiência do cliente.
O que você pode começar a fazer hoje para reduzir os atritos do seu negócio??? Quer saber mais??? Veja mais conteúdos no site Empreenda Consultoria ou Me chama no whats.
Saiba mais sobre atrito no livro Fricção (Friction) de Roger Dooley, ainda não traduzido para o português, mas muito bem comentado pela equipe do ResumoCast no episódio 04 da terceira temporada.
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Te vejo na próxima semana.

(TAIS F. GASPAR DE ARAÚJO – Master Coach, Consultora e Treinadora Empreenda Consultoria)

Quem sou eu: Apaixonada pelo espírito empreendedor que contribui para o desenvolvimento do país.
Em 2005, Taís fundou a Empreenda Consultoria, empresa especializada em Consultoria e treinamento empresarial, realizando trabalhos nas áreas de Desenvolvimento Organizacional, Desenvolvimento Humano, Coaching, Planejamento Empresarial e Elaboração de Projetos de financiamento.
Master Coach, Consultora e treinadora de líderes empreendedores.
Formada em Administração e especialista em Gestão Estratégica e qualidade.
Mais de 15 anos de experiência atuando junto à empresários de micro e pequenas empresas na busca do crescimento do negócio e desenvolvimento organizacional, pessoal e social.
Visite o perfil @taisgasparcoach
O atrito é hoje o inimigo número um da produtividade, seja com a sua empresa no mundo dos negócios ou com você em hábitos pessoais. Você conhece os pontos de atrito do seu negócio? Saiba como reduzir os pontos de atrito e melhorar a experiência do cliente para ter mais lucro.
Confira no artigo desta semana como otimizar os processos do seu negócio para reduzir os pontos de atrito. https://taisgasparconsultoria.com.br/construa-pontes-nao-muros

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