WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

REALIDADE PANDÊMICA DENTRO DOS ESCRITÓRIOS – Pela Dra. FLÁVIA SOUZA

.

Nossas vidas a cada dia são mudadas. Estamos de alguma forma nos adaptando de várias maneiras, em nossos contatos, nos relacionamentos, no trabalho e em tudo que nos leve a estarmos com outras pessoas.
Muitos estão trabalhando em casa há meses e parece que a pandemia também conseguiu impactar na flexibilidade desta área, algo novo para muitas empresas. Afinal, todos somos testemunhas da transformação que o mundo do trabalho está experimentando.
Muitas empresas optaram pelo teletrabalho neste período e com isso algumas delas começaram a mudar suas filosofias. Como resultado, várias empresas acabaram adotando o teletrabalho ou fórmulas mistas de maneira vigente. Por isso, é importante adaptar um espaço específico da casa a esta nova situação. Com poucos objetos, perto da luz natural e se for possível longe das distrações. Algo fundamental para poder ter uma maior concentração e produtividade.
As salas de reuniões agora são diferentes: os novos escritórios planejarão espaços maiores e as reuniões cheias de gente não existirão mais. Além disso, todas deverão contar com tecnologia para realizar reuniões virtuais com aqueles que estão trabalhando em casa. Os projetos darão prioridade a espaços envidraçados e se for possível para espaços mais flexíveis. Com isso, menos salas de reuniões.
Muitos trabalharão com companheiros, mas mantendo a distância de segurança de 1,5 metros. Portanto, os escritórios terão que adaptar seus espaços, distribuição e mobiliário de tal maneira que os empregados possam trabalhar seguros e sem nenhum tipo de risco. Em alguns casos poderão optar por divisórias de vidro para proteger e delimitar melhor a distância.
Será comum não ter um lugar fixo no escritório e sim a rotação de postos de trabalhos. Muitas empresas estão analisando esta modalidade para combinar o teletrabalho com o trabalho presencial no escritório. Se nem todos os empregados comparecerão aos escritórios todos os dias, os postos de trabalhos poderão ser reduzidos e rotativos e com isso será possível baratear custos e garantir a segurança dos empregados. Será comum também os espaços com muita luz e abertos.
Muitos escritórios contam com uma área para realizar as refeições ou um refeitório para que os funcionários possam almoçar. Com tudo o que está acontecendo os escritórios deverão analisar se irão manter estes espaços apenas se for possível maximizar as condições de higiene. Claro, será preciso aumentar a limpeza e higienização dessa região, delimitá-la por turnos para promover a distância de segurança e provavelmente reduzirá a capacidade. Será que continuarão existindo os refeitórios?
Hoje um novo normal existe e precisamos nos adaptar!

(FLAVIA SOUZA – Design – Sofisticação – Modernidade)
.

Comentários estão fechados.