WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

ITAMARI: VOCÊ É CANDIDATO? – Pelo Prof. NELSON RIBEIRO

.

Achei muito interessante um texto que está rolando nas redes sociais que procura nos conscientizar em relação à escolha dos candidatos nas próximas eleições. Como nada é tão bom que não possa ser melhorado, como o texto não tem autor, eu me sentir no direito e na ousadia de melhorá-lo.
Por meio de um raciocínio lógico e inteligente, o autor faz perguntas escrutinadoras que faz o leitor refletir acerca do assunto em questão – a questão do voto mais próximas eleições. O texto começa assim: “Que bom, estou a procura de um bom candidato para votar. Qual sua formação acadêmica?” Não precisa ter uma título de doutor, mas no mínimo você deve ser alfabetizado, deve ler e ser capaz de entender o que leu – a capacidade de interpretação. Já imaginou colocar alguém para administrar a nossa cidade que não gosta de ler, que nunca leu um livro, saberá elaborar leis e projetos? Seria o cúmulo! No mínimo ele deve ser um bom leitor.
“Tem experiência em administração?” Pelo menos o sujeito que se propõe colaborar com a administração da cidade, deve administrar bem a sua casa, a sua vida pessoal. Ele cuida bem de seus bens? Sua vida financeira é um sucesso ou fracasso? Ele vive atolado em dívidas? Cuida bem do seu quintal? Se o sujeito não administra bem a sua vida, irá administrar bem um município muito mais complexo?
“Você possuí renda suficiente para não precisar da política para sobreviver?” A maioria são levados para a política, por causa da vida fácil. Querem trabalhar menos e ganhar mais ou ganhar sem trabalhar. A lei do menor esforço. Vê na política a única ou a melhor oportunidade para se dá bem na vida. Fazer o que eu chamo de parasitismo político. A independência financeira é um excelente pré-requisito para alguém que queira entrar na política para fazer história e não dinheiro, para deixar um legado e não por interesses pessoais.
“Você sabe qual a função de um vereador e de um prefeito?” Conhecer as leis que regem o poder legislativo e executivo: a constituição, a lei orgânica do município, as principais leis que regem a educação, saúde e segurança são requisitos básicos para um propenso candidato. Ele é capaz de colocar suas ideias na forma de um texto? Elaborar por exemplo um projeto, um decreto ou um projeto de lei. Legislar é a principal função de um vereador e executar projetos a de um prefeito. Se o sujeito não domina essas habilidades mínimas, está fazendo o que na política? Sugiro uma outra função, que não requer muito trabalho intelectual.
“Você já dirigiu alguma empresa?” Pelo menos ele deve dirigir bem a sua casa. Ele já está no décimo casamento? Se ele tem poucas habilidade para administrar sua vida pessoal, imagine uma cidade. Ele já foi gerente ou diretor de alguma coisa? Uma fazenda, um sítio, uma escola ou sindicato. Um bom currículo político, não faz mal a ninguém. Político tem que ter um mínimo de habilidade em lidar com gente e gostar de pessoas.
“Qual seu grau de experiência em humanas e exatas?” Não precisa ser especialista história, sociologia ou geografia, mas é seu dever conhecer um pouco sobre a História do nosso município, nosso passado e antepassados. Tem que sentir prazer em ouvir e contar a história do nosso povo. Conhecer nossos povoados, regiões, estradas vicinais, nossos principais rios e afluentes. Conhecer as necessidades e onde o nosso povo habita. Quais as demandas sociais do nosso município? Conhecer os dados do IBGE, o nível de renda dos nosso munícipes. Existe carência alimentar, quantas pessoas estão passando fome? O que fazer para combater a situacão de extrema pobreza? O olhar para o social é essencial a qualquer gestor público. E por último, quem almeja ser um representante do povo, deve saber muito mais que dois mais dois são quatro. As finanças públicas, o controle de entradas e saídas de recursos. Noções mínimas de administração e contabilidade são essenciais, pois ele não mais irá administrar apenas o seu salário, mas um montante que muitas vezes chega aos milhões. Se ele tem dificuldade em manter em dia suas contas pessoais, imagine as contas do município. Quem administra apenas um salário terá dificuldade em administrar um milhão de reais. Tem que ser capaz de no mínimo estudar mais o assunto, procurar entender mais um pouco de controle fiscal e finanças públicas.
“Qual seu nível de conhecimento da constituição Federal?” Ele deve saber recorrer aos órgãos de controle do estado e do município, deve saber elaborar uma denúncia ao Ministério Público Estadual ou Federal e saber a diferença entre eles. O candidato a um cargo eletivo, também deve conhecer a Lei orgânica do Município, que é a lei que estabelece como funciona o município. Além disso, no caso da vereança, ele deve ter autonomia para votar em conformidade com a população e as reais necessidades do município e não está subordinado aos interesses de partidos ou ser um servo obediente do executivo.
Por fim, o texto termina afirmando que, “se a “Sua” resposta for positiva pra pelo menos metade das perguntas, já estaremos dando passos para uma cidade melhor”.

(NELSON RIBEIRO FILHO, Mestrando em Educação, especialista, Professor das redes Estadual e Municipal de ensino e é o administrador do grupo TRIBUNA LIVRE DE ITAMARI. Também idealizador da Itamari Kakau’s)
.

Comentários estão fechados.