WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

(OPINIÃO): A POLÍTICA DA PAZ EM ITAMARI – Pelo Prof. NELSON RIBEIRO

.

Defendo aqui uma campanha eleitoral em Itamari pautada na PAZ entre os dois grupos que disputam as eleições municipais 2020. Uma política de respeito mútuo, que fique na história como a menos conflituosa de todos os tempos!
Existem períodos e episódios na política em Itamari, que devemos esquecer e repudiar. Época onde as divergências políticas eram resolvidas a bala ou com agressões físicas – resquícios do coronelismo. Graças aos novos atores e atrizes da política em Itamari, passamos uma borracha, apagamos de vez esse período sombrio da nossa história política.
Graças aos novos líderes locais da política da cidade – salvo alguns episódios pontuais e aleatórios, a POLÍTICA DA PAZ PREVALECE. Já fez muito tempo que aconteceu algo grave – agressões físicas, ameaças de morte, entre os cabos eleitorais e militantes na cidade. Em comparação a outros municípios estamos vencendo, essa que é a parte mais maléfica da política.
A política em Itamari, que culmina nas eleições municipais é uma disputa entre famílias. E, muitas vezes as famílias ficam divididas entre os dois grupos. Não faz sentido agirmos com violência contra amigos, conhecidos e parentes. Somos todos de uma mesma irmandade.
Já falei em outros momentos, que devemos duvidar das boas intenções do político que quer resolver os assuntos, com perseguições, agressões ou a bala. Quando isso começa a acontecer, tem algo podre e estranho em relação às suas intenções. Se todos os que estão em uma disputa eleitoral, querem o melhor para o seu município, porque agir com violência? Se um dia isso voltar a acontecer, saia da política.
A política passa, a amizade prevalece. Uma verdadeira amizade e nossos laços parentais são mais fortes e importantes, que nossas paixões e escolhas políticas. Jamais permitamos que nossa mente, nossa razão, seja sobreposta por nossos sentimentos, muitas vezes excessivos e sem sentido. Deixem suas paixões para o futebol e relacionamentos, na política ela só atrapalha.
Se um dia a POLÍTICA DA PAZ chegasse ao fim em nossa cidade, já não mais faria sentido participarmos dela. Era o momento certo de abandonarmos o barco. O verdadeiro sentido do fazer política é a busca do bem coletivo, a busca em satisfazer os interesses do outro é não o nosso. Quando alguém começa a querer deformar esse princípio, faça tudo para afastá-lo do cenário político. Ele é muito perigoso para nosso presente e principalmente para o futuro das novas gerações. E o antídoto principal para isso será sempre o VOTO.
O que fazer para preservar a POLÍTICA DA PAZ em Itamari? RESPEITO. Respeite o voto de cada um. Voto é uma questão de crença, cada voto tem sua história, seus motivos. Cada voto carrega consigo um caldeirão de sonhos e esperanças. Votamos em alguém por acreditar que ele é bom, que irá nos amparar quando necessitamos, votamos em alguém que acreditamos ser capaz de resolver os grandes problemas da cidade. Portanto, voto não se questiona, voto se aceita ou conquista com bons argumentos lógicos, sem paixões, sem discriminação ou julgamentos.
Proponho que cada grupo respeite o momento do outro. Se cada grupo terá o seu dia de campanha eleitoral, vamos respeitar. Quando não for o dia do seu grupo, fique apenas como espectador. Fique apenas gravando, ouvindo e vendo o ESPETÁCULO ELEITORAL, o show da democracia. Seja um fiscalizador da lei, para que a disputa seja justa. Se tiver de questionar, questionar na justiça, munidos de provas materiais e argumentos. Tentar resolver pessoalmente, agressivamente, apenas irá piorar a situação.
Que os dois grupos cheguem a um grande acordo para manter a PAZ ELEITORAL EM NOSSA CIDADE, e que também possa diminuir os gastos com o que não é essencial em uma campanha. A política dos milhões atrapalha as administrações futuras, compromete projetos e não contribui para a PAZ que queremos ter. Quando envolve muito dinheiro em uma campanha eleitoral as pessoa perdem os princípios, o bom senso e começam a agir por instintos e outros interesses. É aí que surge a violência. Como diz a Bíblia, “o dinheiro é a raiz de todos os males”. Portanto, vamos sentar, conversar, ponderar. FAZER UM GRANDE ACORDO. Fazer o que fazemos quando não é época eleitoral. Não deixe suas amizade para o pós eleições, prove que elas são mais fortes agora. Aproveite o momento para fortalecer a POLÍTICA DA PAZ em Itamari.

(NELSON RIBEIRO FILHO, Mestrando em Educação, especialista, Professor das redes Estadual e Municipal de ensino e é o administrador do grupo TRIBUNA LIVRE DE ITAMARI. Também idealizador da Itamari Kakau’s)
.

Comentários estão fechados.