WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

(OPINIÃO): COMO DIMINUIR OS CUSTOS DE UMA CAMPANHA ELEITORAL EM ITAMARI? – Pelo Prof. NELSON RIBEIRO (Itamari)

.

Historicamente Itamari tem realizado as campanhas eleitorais mais caras da região. Já vimos cenas e presenciamos capítulos que se assemelham às disputas eleitorais de uma grande capital. O fundo eleitoral apenas nunca foi suficiente para cobrir os gastos das campanhas em nossa cidade, por isso buscam empréstimos a ciganos, agiotas, penhoram fazendas, casas ou apartamentos.
O dinheiro sujo e ilegal entra na cidade para comprar votos, apoios das lideranças, apoios de vereadores e a manutenção da máquina de uma campanha eleitoral. Esse dinheiro ainda servirá para pagar motor de moto batido, motor de carro, exames médicos, remédios, tratamento dentário, bloco, cimento, telhas , cartão de água, luz e até botijão de gás.
E assim, a administração pública em Itamari já entra comprometida e endividada. Algumas vitórias em pleitos eleitorais no passado, foram verdadeiras derrotas. Derrotas, pois tais práticas favorece a corrupção, compra de votos, desvio de caráter e compromete o orçamento público, pois é a prefeitura (o povo) que acaba pagando um alto preço por essa cultura.
Quem perde sai endividado ou falido e com o nome sujo na praça. Ele nunca mais se ergue financeiramente ou fica esperando outra eleição para tentar retirar o que perdeu. Quem ganha perde. Perde porque algumas vitórias são derrotas para o município. O vencedor passa os quatro anos tentando pagar os investidores da campanha e às vezes nem consegue, porque os valores ultrapassam seus limites orçamentários e são acrescidos de juros. Obras superfaturadas, compras com sobrepreço, empresas de fachadas e outras falcatruas para pagar os agiotas.
O que fazer então para diminuir os custos de uma campanha eleitoral em Itamari e conseqüentemente combater esse câncer na nossa política?
Defendemos um grande acordo público entre os grupos políticos, cada um se comprometendo ao combate e conscientização a respeito dos malefícios da compra de votos. Uma nova maneira de se fazer política na cidade, que trabalhe em cima de propostas, que alimente as esperanças de uma cidade melhor. Que enalteça as boas qualidades dos candidatos, e não as suas falhas. Que a disputa seja apenas no campo das idéias e propostas e não um tentando desconstruir a imagem do outro.
E na prática? Que reduzam as passeatas, motoatas e carreatas apenas para sábados e domingos. Que durante a semana façam apenas encontros nos bairros para discutir propostas sem o deslocamento de veículos e pessoas. Que as doações sejam o principal meio de arrecadação de recursos. Que o uso de camisas sejam apenas com as cores do partido, mas que não sejam dentro do mesmo padrão e que sejam revendidos para quem desejar comprar no comércio local. Que façam mais uso das redes sociais, com debates, lives, vídeos e outros meios para se chegar aos eleitores. Que todas essas regras sejam assinadas pelos candidatos e disponibilizadas nas redes sociais.
Que já nessas eleições municipais possamos colocar em prática, aperfeiçoar as ideias e golpear ainda mais esse sistema de eleições municipais em Itamari. Vamos continuar combatendo como já estamos a compra de votos, o leilão de lideranças e outros conchavos políticos. Vamos fazer uma política onde o povo seja o principal ator, que ele seja o responsável por elevar o nome do candidato, por financiar a sua vitória, que seja provado na prática que TODO PODER EMANA DO POVO.

(NELSON RIBEIRO FILHO, Mestrando em Educação, especialista, Professor das redes Estadual e Municipal de ensino e é o administrador do grupo TRIBUNA LIVRE DE ITAMARI. Também idealizador da Itamari Kakau’s)
.

Comentários estão fechados.