WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

A PRESSÃO – Pelo Prof. ANTONIO MOREIRA NETO – NETÃO

.

A Pressão Com os pedidos de alguns alunos (leitores do blogdozebrao), à coluna desta semana é dedicada a tirar dúvidas para o ENEM. A escolhida desta semana é relacionada a um conteúdo de Química, denominado propriedades coligativas; o funcionamento da panela de pressão.
Esse tema é muito curioso, não só para meus alunos, como também para todos leitores do blog, saber o funcionamento deste tipo de panela e o motivo da mesma acelerar o cozimento dos alimentos.
O peso do ar tem o papel de dificultar a saída do vapor em um processo de ebulição. Logo a água deve ser mais aquecida para ganhar energia suficiente vencendo esta pressão. A maneira de se obter este êxito é elevar a temperatura. No caso da água é de 100°C.
A panela de pressão segura todo vapor na parte interna, aumentando o peso do ar sobre o líquido em fervura. Com isso a pressão interna fica maior que a atmosférica, elevando a temperatura( água ferve acima de 100°C). Em alta temperatura os alimentos cozidos mais rápido.
Cuidado com o entupimento do pito da panela, a elevação da pressão pode provocar uma explosão.
Bibliografia: professornettao@blogspot.com.br

(ANTÔNIO MOREIRA NETO – NETÃO, Licenciado em Física pela FACE e Engenheiro Agrônomo pela UFBA. Professor de Física e Química dos Colégios: Durval Libânio, Colégio Santo Antônio e Colégio Nobre)
.

Comentários estão fechados.