WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

PROFESSOR (A): UMA LIÇÃO DE VIDA, DE AMOR! – Pelo Prof. ZENILDO SANTOS SILVA-ZOOM

.

PERGUNTE AS CRIANÇAS: O QUE ELAS SERÃO?

Na semana de homenagem aos mestres, porque não acreditar em dias melhores? Uma coisa temos certeza, a pandemia já nos oportunizou a pensar o quanto essa profissão é essencial para a vida de todos! Recordo-me de uma postagem que foi difundida na rede essa semana, que pensar no trabalho docente somente na sala é o mesmo que pensar que o esportista só atua na hora da partida/jogo.
Ser atleta exige treinos e treinos, muitas horas de renúncias, com o professor não é diferente, já acordamos pensando como nossos alunos reagirão a proposta do dia: Vão gostar? Prestarão atenção? Será que alguma coisa fugirá do meu controle?
A vivência continua na prática: por que João não veio? Por que Renata está triste? O que houve com Andre…? Realmente, a docência é doação, é adotar filhos e filhas do coração, é saber que ensinar não se resume a sala, mas em todos os momentos da vida, porque o tempo todo estamos pensando e planejando ações para ajudar o outro a crescer, a florir, a se ver.
Que as novas gerações sintam a chama da paixão por essa profissão tão necessária. Somente os mestres conseguem sentar e ensinar cinco, dez, quinze, vinte…. quarenta alunos ao mesmo tempo, tarefa que exige o uso dos cinco sentidos, porque ensinamos e captamos os ecos que soam invisíveis.
É por isso e por muito mais que acreditamos na força do professor, sem os docentes não há transformação social, porque a mudança vem das salas e elas são mediadas por grandes profissionais, que mesmo com todas as intempéries doam a vida pelo que faz, uma lição de vida, uma lição de amor!

(ZENILDO SANTOS SILVA, Bacharel em Psicologia, Psicopedagogo e Mestrando pela UFSB em Ensino e Relações Étnicos Raciais)
.

Comentários estão fechados.