WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

PIORES MALWARES DE SETEMBRO: EMOTET CONTINUA LIDERANDO E VALAK INAUGURA NA LISTA

.

Como de praxe, os pesquisadores da Check Point acabam de divulgar o seu Índice Global de Ameaças, relatório mensal que lista os malwares mais populares e perigosos utilizados por criminosos cibernéticos ao redor do globo. Ao longo do último mês de setembro, o trono de ouro seguiu sendo do Emotet — uma botnet que é amplamente empregada para distribuir outros tipos de vírus, sendo, na maioria das vezes, inofensiva por si só.
O destaque fica para o estreante Valak, que nunca havia figurado no ranking e já chegou em nono lugar. Identificado pela primeira vez em 2019, o malware originalmente também só servia para entregar outras cargas maliciosas; porém, nos últimos meses, ele ganhou novos recursos para roubar informações pessoais e espionar empresas através da coleta de dados do Microsoft Exchange.
Vale observar também que o Qbot, trojan bancário que apareceu pela primeira vez na lista do mês passado em décimo lugar, já subiu para a sexta posição em apenas um mês. Ele é capaz de roubar credenciais bancárias e vigiar suas conversas no Microsoft Outlook, criando campanhas de phishing altamente realistas usando como base conversas reais que você está tendo com seus contatos.
“Essas novas campanhas que espalham o Valak são mais um exemplo de como os atacantes visam maximizar seus investimentos em formas comprovadas de malware. Com as versões atualizadas do Qbot que surgiram em agosto, o Valak se destina a permitir o roubo de dados e credenciais em grande escala de organizações e indivíduos”, explica Maya Horowitz, diretora de inteligência de ameaças & pesquisa e produtos da Check Point.
“As empresas devem considerar a implementação de soluções antimalware que possam impedir que esse conteúdo chegue aos usuários finais e orientar seus funcionários a serem cautelosos ao abrir e-mails, mesmo quando eles parecem ser de uma fonte confiável”, finaliza a executiva. (Fonte: Canaltech)

.

Comentários estão fechados.