WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

SUCESSO OU FELICIDADE, O QUE É MAIS IMPORTANTE? – Pela Admª. TAIS GASPAR

.

Você já se questionou a esse respeito? O que é mais importante na sua vida, sucesso ou felicidade?
Muitos comentam que quando conseguir tal coisa vai ser a pessoa mais feliz do mundo. Aí, o tempo passa e parece que o sucesso também está passando longe de você, então, a frustração se instala. Você se sente infeliz, desestabilizado, incapaz de saber para que lado deve ir e o que deve fazer para essa dor passar. Mas, afinal, você algum dia já se fez esta pergunta: a felicidade vem antes do sucesso ou o sucesso vem antes da felicidade?
O QUE QUEREMOS?
Vivemos hoje na chamada sociedade do desempenho. Com toda pressão do sistema econômico global, a busca por lucros crescentes e da nossa vida moderna, estamos numa espécie de Era da competência e da alta performance. Faculdades formam trabalhadores, MBA´s criam especialistas e sistemas de marketing impulsionam para o alto e avante. Manuais para uma vida feliz e bem-sucedida são colecionados; coaches de sucesso e gurus iluminados são ídolos; palestras motivacionais são rotineiras; temos infinitos estímulos para o sucesso.
“Trabalhe duro, seja bem-sucedido, então você será feliz” – essa é a ideia – precisamos batalhar pelo sucesso para desfrutar da felicidade. E quem não quer ser feliz?? Então buscamos a felicidade desesperadamente. Como?!?! Sendo positivos, produtivos, competentes, empreendedores, proativos, criativos e inovadores. (ufa!)
O QUE É FELICIDADE?
A palavra Felicidade tem sua origem no latim, Felitas, “sorte ou designíos dos deuses”, portanto, parecia algo fora do controle ou poder de meros mortais como você e eu. Até o dia em que o filósofo Sócrates chamou a responsa – Nananinanão, “Felicidade é sim, responsabilidade do ser Humano” e, mais recentemente, ela ser definida na Academia por Dr. Martin Seligman, da Psicologia Positiva: “Felicidade é determinada pelo estado mental ou modo de encarar a vida.”
Definir felicidade não é uma tarefa fácil. Todo mundo define de forma diferente. Algumas pessoas podem encontrar a felicidade em pequenas coisas como um dia na praia, encontro com a família, ser reconhecido no trabalho.
A felicidade também está relacionada à satisfação com a vida, valorização da vida e momentos de prazer. Em geral, a felicidade está relacionada às experiências que geram as emoções positivas.
E SUCESSO, O QUE É?
Então definir sucesso também pode ser desafiador. No dicionário sucesso é definido como: “O fato de obter ou alcançar riqueza, respeito ou fama.” (Será mesmo??)
No entanto, essa definição não é completa em muitos aspectos. O sucesso é muito mais do que um mero sucesso financeiro, porque nos sentimos bem-sucedidos em outras áreas da vida, como no amor, nos relacionamentos com os amigos, na saúde, na atividade que exercemos e em várias outras situações. (Está complicando cada vez mais)
Qual deles é mais importante?
Sinto dizer, mas não existe uma resposta pronta para esta pergunta.
Sabe por quê? Porque o sucesso só chega para quem é feliz.
Reflita comigo. Pare uns minutos e pense: o que é sucesso para você? Você já se deu conta que o conceito de sucesso é pessoal e intransferível? Isso mesmo, pois ele depende única e exclusivamente do que essa palavra remete para você.
EQUILÍBRIO
O segredo das pessoas que conseguem sucesso e alcançam a felicidade está no desenvolvimento de hábitos de alta performance e esses hábitos levam ao equilíbrio. Pois já é comprovado que a felicidade também é associada com performance profissional e excelência em outras áreas.
Pronto: agora estamos completamente exaustos, no limite das forças, mas achamos que estamos no caminho certo, acreditando que estamos satisfeitos com nossas próprias vidas, na esperança da sensação do dever cumprido. Ironicamente, ou terrivelmente, nosso comportamento está na categoria da autocura, isto é, o ensinamento que damos é aquilo que necessitamos. Postamos mensagens de fé e confiança quando estamos mais inseguros; postamos mensagens de extremo amor próprio quando mais estamos carentes. Sim, as pessoas que mais externam positividade são (provavelmente) as que mais precisam dela.
A tal sociedade do desempenho virou assim a sociedade do Cansaço! O exagero do positivismo, trouxe doenças neuronais que ainda nem entendemos direito. Não é apenas uma tristeza. É depressão, ansiedade, ataques de pânico, síndrome do pensamento acelerado, transtornos de personalidade (bipolaridade e borderline), doenças auto agressivas, compulsões (por comida, por sexo/pornografia, por estimulantes e energéticos, etc.), TOC’s, síndrome de Burnout (esgotamento emocional, mental ou físico), transtornos alimentares, obesidades, anorexias, diabetes, hipertensão, … chegaremos no Alzheimer??
Acontece que a vida é como uma balança, não adianta se matar de trabalhar para ter sucesso e viver exausto e sem ânimo e nem estamos aqui para viver de vento e continuar sorrindo, né? Vamos combinar!
DEPENDE DE QUEM
De uma vez por todas, entenda que a felicidade e o sucesso dependem apenas de você!!
O conceito de sucesso e felicidade deve ser construído individualmente e não pode ser transferido de uma pessoa a outra, portanto, o que é seu sucesso, jamais será o sucesso para outra pessoa já que ele está diretamente ancorado em valores e princípios individuais.
Faz sentido para você? Então recrie, repense, planeje, confie e corra atrás.
Use o tempo dessa caminhada para apreciar a vida. Não faça como a maioria das pessoas que corre para passar o tempo ou para chegar mais rápido ao seu destino, mas que quando chega lá, percebe que perdeu o melhor: a capacidade de apreciar a caminhada, o trajeto.
Usufrua de cada momento que você tem para ser mais feliz e o sucesso será uma consequência desse bom uso.
Escolha o que priorizar, escolha ser feliz hoje que o sucesso virá!
A prosperidade é o resultado de tudo isso!
Quer meu apoio para este caminho? Quer saber mais??? Veja mais conteúdos no site Empreenda Consultoria ou Me chama no whats.
Gostou desse artigo? Curta, compartilha com os amigos!
Te vejo na próxima semana.

(TAIS F. GASPAR DE ARAÚJO, Master Coach, Consultora e Treinadora Empreenda Consultoria)

Quem sou eu:
Apaixonada pelo espírito empreendedor que contribui para o desenvolvimento do país.
Em 2005, Taís fundou a Empreenda Consultoria, empresa especializada em Consultoria e treinamento empresarial, realizando trabalhos nas áreas de Desenvolvimento Organizacional, Desenvolvimento Humano, Coaching, Planejamento Empresarial e Elaboração de Projetos de financiamento.
Master Coach, Consultora e treinadora de líderes empreendedores.
Formada em Administração e especialista em Gestão Estratégica e qualidade.
Mais de 15 anos de experiência atuando junto à empresários de micro e pequenas empresas na busca do crescimento do negócio e desenvolvimento organizacional, pessoal e social.
Visite o perfil @taisgasparcoach

.

Comentários estão fechados.