WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

TANATOFOBIA: QUEM TEM MEDO DE MORRER? – Pelo Prof. ZENILDO SANTOS SILVA-ZOOM

.

Quem nunca sonhou em ser imortal? Viver para sempre! O desejo de ser eterno é inerente ao ser humano, para a filosofia, a religião surge por isso, o homem precisava acreditar que não acabaria com a morte, viveria noutro mundo, não deixaria de existir. Por isso, algumas pessoas morrem de medo de morrer, que é conhecido como tanatofobia.
A fobia da morte normalmente estar ligada a traumas e também ao peso que ela carrega, pois geralmente não somos ensinados para entendê-la com serenidade. Pessoas com sintomas de tanatofobia entram em pânico apenas ao ouvirem falar a palavra morte. Correm de filmes, novelas, apresentações teatrais que destaquem ou façam leves menções ao fim da vida. Mesmo sem qualquer contato com o tema, o tanatofóbico tem pensamentos freqüentes que paralisam sua vida.
Com certeza todos já ouvirem a expressão popular: “para morrer, basta estar vivo”, não é mesmo? Pois bem, nós todos compreendemos o que nos espera no final do ciclo da vida, ou melhor, nem todos a morte ainda é um mistério para muitos. E, embora a partida seja inevitável, ela continua intrigando e amedrontando muita gente.
A verdade é que não há problema algum em ter medo de morrer. Afinal, lidar com o desconhecido é algo realmente desagradável e pode ser motivo de ansiedade. Em casos mais graves, a pessoa pensa na morte até mesmo sem ter um motivo aparente. Nestes casos, a busca pela psicoterapia é primordial, uma reflexão com intervenções de um profissional fará a pessoa compreender que morrer faz parte do ciclo da vida.

(ZENILDO SANTOS SILVA, Bacharel em Psicologia, Psicopedagogo e Mestrando pela UFSB em Ensino e Relações Étnicos Raciais)
.

Comentários estão fechados.