WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

“TUDO SOBRE SALAS” – ERROS – Pela Dra. FLÁVIA SOUZA

.

Maiores ou menores, alongadas, quadradas, retangulares, com pilares no meio que complicam a distribuição… Seja como for sua sala, você pode conseguir uma distribuição ideal e responder ao desafio de: torná-la mais confortável para esses dias que passamos mais tempo em casa.
Muitas vezes ao comprar os móveis esquecemos de fazer um planejamento do espaço, para visualizar e comprovar se eles atenderiam as necessidades da nossa sala. Ao fazer isso corremos um grande risco de resultar em um espaço deficiente em área de circulação, aproveitamento da luz natural, funcionalidade e conforto na utilização do ambiente no dia-a-dia. Uma boa dica é colocar a planta da sua sala no papel e distribuir os móveis (medidas) que você pretende para o ambiente, considerando áreas de passagem, pilares, janelas e prove diferentes possibilidades. Talvez para você resulte melhor encostar os móveis nas paredes ou então utilizar o sofá como elemento de divisória entre dois ambientes.
Comprar móveis por impulso e somente pela estética é um grande erro que pode resultar em uma sala confusa, desconfortável e pouco funcional. Por mais que você goste daquele sofá grande e espaçoso, talvez ele não seja o ideal para a sua sala e ao invés de ser útil ele resultará em uma peça incômoda no ambiente. Então pense em soluções alternativas que poderão suprir suas necessidades tanto funcionais como estéticas. Um bom exemplo é optar por um sofá de dois ou três lugares e complementar o espaço com poltronas mais leves. As mesinhas auxiliares com dimensões diferentes e sobrepostas também são perfeitas para otimizar o espaço.
Se não prestamos atenção, corremos o risco de exagerar na quantidade de móveis e elementos complementares que farão parte da sala. Colocar móveis demais fará com que o espaço de circulação fique completamente saturado, sendo necessário desviar para puder passar por ele. Dispense mesinhas de centro e luminárias muito volumosas, opte por elementos que possam ser encostados nas paredes quando não estão em uso ou em móveis multifuncionais. Alguns exemplos são bancos que podem servir como aparador, mesinha auxiliar ou baús, luminárias de pé, pufes que podem ser colocados em um cantinho ou acoplado dentro de um móvel.
Pode ser que você esteja decorando sua sala somente pensando em horizontal. Ou seja, posicionando os móveis no piso e muitas vezes desconsiderando as dimensões sem pensar que utilizar as paredes pode significar um alívio para a área de circulação. Alguns móveis como a bancada da TV ou estantes de armazenagem, podem ser planejados de maneira mais funcional e ajudando a economizar espaço. Pense em utilizar elementos mais estreitos, aéreos e aproveite a altura das paredes. Combinações também funcionam muito bem, como por exemplo optar pelo combo: bancada estreita + TV instalada na parede + prateleiras auxiliares. Experimente essa ideia!
A funcionalidade é um detalhe importante na hora de mobiliar uma sala, principalmente se falamos de ambientes com espaço reduzido. Optar por móveis muito engessados na maioria das vezes nos obriga a incluir diferentes elementos para cumprir com nossas necessidades, fazendo assim com que a sala se veja saturada de elementos. Sempre que possível opte por móveis multifuncionais, capazes de cumprir com diferentes funções quando necessário. Bancadas com espaços para trabalhar, com mesa extensível, que se transformam em bancos ou então com uma superfície contínua que atenda diferentes áreas da sala. Pense além e desenvolva um projeto sob medida, essa ideia quando bem pensada e planejada é uma grande solução.
Quando falamos de salas integradas, seja com a cozinha ou sala de jantar, precisamos pensar em introduzir tanto os móveis quanto a decoração de maneira harmoniosa. Planejar as áreas como se fossem ambientes independentes pode resultar tanto em um erro de distribuição quanto estético. Para ambientes integrados também é preciso pensar em maneiras de delimitar as áreas e, ao mesmo tempo, criar conexões visuais ou físicas entre eles. Um exemplo é utilizar os móveis para delimitar a área da sala, escolher a mesma cor e material para os acabamentos dos mesmos ou optar por móveis que se estendam em ambos espaços atendendo a necessidade tanto da sala de TV como da sala de jantar. Um exemplo interessante seria um aparador ou buffet contínuo para esses dois ambientes.
Um grande erro é não priorizar a praticidade do dia a dia e querer fazer uma sala de showroom. Escolher móveis muito pesados, com muitas repartições ou detalhes que dificultem a limpeza, a utilização e a organização dessa escolha é um erro, nem sempre o móvel visualmente mais bonito é o ideal para seu ambiente e seu dia a dia. Opte pela praticidade e prefira móveis mais leves, que possam ser arrastados facilmente quando necessário, sem muitos detalhes no acabamento e fáceis de limpar. Móveis suspensos ou com pés facilitam muito o dia a dia, sem contar que ajudam a suavizar a composição do ambiente.
Planeje, prove e comprove!
Aproveitem o mês “TUDO SOBRE SALAS”.

(FLAVIA SOUZA – Design – Sofisticação – Modernidade)
.

Comentários estão fechados.