WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

VIDAS NEGRAS IMPORTAM SIM! – Pelo Prof. ZENILDO SANTOS SILVA-ZOOM

.

Na semana passada, a mídia explorou bastante o caso de João Alberto, homem negro morto por dois “seguranças brancos “ no estacionamento de uma loja da rede Carrefour, no Rio Grande do Sul. Ele foi espancado e morto na véspera do Dia da Consciência Negra, o que favoreceu a exploração do fato nos meios midiáticos. Mais uma vez esse acontecimento, entre tantos outros só fez corroborar com a ideia de que VIDAS NEGRAS IMPORTAM.

Historicamente a imagem do negro sempre foi associada à vadiagem, subalterno, sujo, marginal /bandido. Não à toa, as tarefas mais árduas, as piores remunerações e as formas mais cruéis de castigo ainda são reservadas aos pretos. Por isso, os gritos nas ruas exigem os mesmos direitos e liberdades civis constitucionais para todos, há uma sede de transformação, um sonho de um mundo sem discriminação.
Nascer preto no Brasil, não significa apenas ser candidato a viver nos piores indicadores de carência e pobreza, significa, principalmente, morrer mais cedo. A violência urbana, contudo, tem se encarregado de encurtar ainda mais a precária vida dos jovens pobres, na sua imensa maioria, homens e negros.
Por isso, os gritos de igualdade são necessários, porque as vidas negras importam SIM! Em mais de um século de ”abolição”, houve tentativas de combate ao racismo pela via institucional, no entanto, ainda assim, o povo negro vive nas senzalas urbanas, são mortos diariamente em confrontos policiais.
Vidas negras importam? Sim! Todas as vidas importam, claro, mas se o caso da Carrefour não te convence de que olhar para a vida da população negra é urgente e sempre foi, você está colaborando com o projeto de exterminação dessa população.

(ZENILDO SANTOS SILVA, Bacharel em Psicologia, Psicopedagogo e Mestrando pela UFSB em Ensino e Relações Étnicos Raciais)
.

Comentários estão fechados.