WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

CINCO PRAIAS PARADISÍACAS NO LITORAL SUL DA BAHIA

.

Praia de Moreré está localizada na Ilha de Boipeba (Foto: Carol Fiacadori)

Ah, a Bahia…dona de cenários históricos, paradisíacos e repleta de hospitalidade. Que tal viajar para aproveitar algumas das belas praias que estão localizadas no sul do estado?
A Bahia é destino certo e não é de hoje. Que esse estado é tão importante e especial para a história do nosso país, nós já sabemos. Que a Bahia reserva cenários paradisíacos também não é nenhuma novidade. A faixa litorânea do estado é extensa, de norte a sul, e tem ótimas e variadas opções para quem deseja aproveitar o mar, o sol e o céu Nordestino. Afinal, convenhamos, uma temporada nessa região do Brasil recarrega qualquer energia, não é mesmo? Então, que tal aproveitar um roteiro por cinco praias paradisíacas localizadas no litoral sul da Bahia? Programe-se e não se esqueça do banho de mar – esse, e o protetor solar, são indispensáveis.
MORERÉ, NA ILHA DE BOIPEBA

Piscinas naturais de Moreré, na Ilha de Boipeba (Foto: Carol Fiacadori)

Ainda que o acesso a Ilha de Boipeba, no sul da Bahia, não seja dos mais simples, essa região vem ganhando notoriedade no quesito praias imperdíveis baianas. O destino é altamente procurado por pessoas que querem desacelerar ao máximo, afinal, por ali você encontra um cenário paradisíaco, o celular não tem sinal e o número de visitantes é baixo.
A Praia de Moreré é o verdadeiro ponto turístico da ilha e uma das mais conhecidas. O mar é calmo e cristalino e, de longe, você consegue observar uma imensidão azul que enchem os olhos. Para completar, a praia ainda tem uma grande extensão de areia e é possível relaxar sob as sombras dos coqueiros gigantes que cercam todo esse litoral. Mas, sempre vale lembrar que tudo depende da maré e da época do ano – no verão, a maré está mais alta e o banco de areia não é tão extenso, ao contrário da primavera, por exemplo.
Além da beira da praia, Moreré também abriga suas piscinas naturais – e essas, sim, atraem inúmeros turistas. A cor do mar é semelhante às praias caribenhas e é totalmente cristalina. A água, de tão clara, nos mostra a vida que existe abaixo da superfície, com corais e peixinhos. Para chegar até lá, é necessário alugar um barco ou participar de passeios que realizam a volta a ilha – mas, nós garantimos, a experiência vale cada minuto. Moreré ainda reserva um pequeno vilarejo, um pouco distante do centrinho da Ilha de Boipeba, que é rústico, sem asfalto e com muitas casinhas charmosas (ideais para quem deseja alugar um espaço para uma temporada).
PRAIA DE TAIPU DE FORA, NA PENÍNSULA DO MARAÚ

Península do Maraú abriga a praia de Taipu de Fora, repleta de coqueirais (Foto: Unsplash)

Relativamente próxima a Itacaré, a cobiçada Península do Maraú é um reduto de boas praias e paisagens paradisíacas na Bahia. A região tem inúmeros lugares que merecem ser desbravados, como a praia de Barra Grande, Algodões, Saquaíra e Taipu de Fora. Ao longo do ano, recebem turistas à procura de paz, sombra e muita água fresca – mas uma delas se destaca, a praia de Taipu de Fora.
A praia já foi eleita uma das mais bonitas do Brasil e da Bahia e sua fama não surgiu à toa. Ao contrário de outras praias do litoral brasileiro, Taipu de Fora tem piscinas naturais extremamente convidativas – elas fazem parte do belíssimo cenário da região e são formadas logo aos pés da areia, ou seja, não é preciso se deslocar mar adentro para avistar arrecifes, corais, peixes e, de quebra, aproveitar uma água completamente cristalina. Porém, vale lembrar que esse fenômeno das piscinas naturais ocorre apenas na maré baixa, que dá mais visibilidade à vida marinha, e ele não está disponível em toda a extensão da praia. Para quem deseja ir direto ao ponto e logo de cara encontrar as piscinas, dá para se basear em alguns bares que fazem parte da infraestutura de Taipu de Fora, como o Buda Beach, Bar das Meninas e a Pousada Taipu de Fora.
Talvez seja pela infraestrutura oferecida que Taipu de Fora é uma das praias mais conhecidas da região da Península do Maraú. Por lá, você consegue se hospedar em diferentes pousadas ou casas de temporada e apreciar a típica culinária baiana, com bastante farofa de dendê, coentro, pimenta e outras especiarias típicas da região. Mas, caso o intuito seja fugir da badalação, Taipu de Fora também pode se tornar uma praia praticamente deserta. Para isso, é só caminhar por 10 minutos em direção a Praia da Ponta de Mutá e aproveitar o cenário majestoso, repleto de coqueirais que beiram a areia e contemplar a beleza natural da região.
PRAIA DO SATU, EM CARAÍVA

Rio Caraíva: porta de entrada para desbravar o pequeno vilarejo baiano (Foto: Tina Bornstein)

A cidadezinha de Caraíva também tem ganhado os holofotes nos últimos anos – afinal, tornou-se destino queridinho de algumas influenciadoras. Essa comunidade baiana está perto de Porto Seguro, bem próxima a Trancoso, em uma região conhecida como Costa do Descobrimento e abriga uma das mais belas praias do litoral da Bahia.
A Praia do Satu tem um acesso difícil, mas toda sua beleza recompensa – para chegar, é necessário atravessar o rio Caraíva de barco e caminhar por mais quatro quilômetros à beira-mar. O trajeto percorrido já é uma verdadeira contemplação por si só. Mas ao chegar no Satu, você se encanta com a beleza da natureza, com o encontro da mata virgem com a areia e o mar, com a maré baixa e com a tranquilidade do lugar. Por lá, que é quase uma área inabitada, não tem comércio local com barracas de praia – é necessário levar tudo o que for consumir e, claro, não esquecer do filtro solar. Além disso, a praia do Satu tem cenários distintos, um deles é por conta da Lagoa do Satu, que tem água doce e calma; o outro é a Lagoa do Mucaba, que oferece água salgada, vinda do mar e, juntos, se tornam lugares ideias para relaxar e admirar a paisagem e a natureza que Caraíva oferece.
PRAIA DO ESPELHO, EM TRANCOSO

Praia do Espelho: próxima a Trancoso (Foto: Shutterstock)

Trancoso, na região de Porto Seguro, é um destino cobiçado na Bahia, afinal, tornou-se palco de um dos Réveillons mais disputados do Nordeste e atrai turistas durante todo o ano. Além do vilarejo rústico e simpático, Trancoso abriga inúmeras praias paradisíacas e reúne uma verdadeira variedade de paisagens – é possível encontrar águas cristalinas, areia dourada, coqueirais e falésias que abraçam o mar.
Por lá, a Praia do Espelho, também chamada de Curuípe, é uma das mais conhecidas da região e é um grande atrativo para quem visita o vilarejo. Entre Trancoso e Caraíva, a praia está rodeada por falésias, que são formadas em diferentes tons, entre vermelho, bege e rosa, a praia é um reduto de pura beleza natural. As piscinas naturais, formadas durante a maré baixa, são as responsáveis pelo nome de Praia do Espelho – já que a água, de tão cristalina, reflete o céu e as falésias que estão em volta. Além dessas formações rochosas, a praia guarda coqueiros imensos, elemento típico do litoral nordestino, e também tem um rio que desabrocha no mar, fazendo divisa de algumas paisagens.
Apesar da rusticidade presente na área, a Praia do Espelho tem uma excelente infraestrutura para quem adora aproveitar restaurantes e quiosques à beira-mar ou deseja alugar uma casa de temporada. Devido à fama e beleza local, nem sempre a areia está tão vazia – então, caso você opte por ir em alta temporada (julho, dezembro e janeiro), prepare-se para encontrar um movimento um pouco mais intenso. Para contemplar toda essa beleza, o acesso à Praia do Espelho pode ser feito de carro, ônibus, quadriciclo, lancha ou a pé.
PONTA DO CORUMBAU

Ponta do Corumbau: receptividade à beira-mar (Foto: Tina Bornstein)

Localizada na Reserva Extrativista Marinha de Corumbau, no extremo sul da Bahia, a Ponta do Corumbau é um dos cenários mais impressionantes do estado. Bem pertinho de Trancoso e Caraíva, a região faz parte da Costa das Baleias e da Costa do Descobrimento e recebe esse nome devido à forma geográfica do local, em uma ponta que desabrocha no mar. As praias da região contam infinitos quilômetros de extensão, com areia fininha e branca e água azul turquesa – uma verdadeira imensidão que invade nossos olhos.
A Ponta do Corumbau, apesar de ser um desejo entre muitos brasileiros, é um destino que é referência em tranquilidade, mesmo na alta temporada. Afinal, para ter acesso, é necessário cruzar o mar de barco (partindo de Trancoso ou Caraíva) ou encarar uma viagem de carro pela estradinha de terra. Além disso, a região ainda oferece poucas ofertas de hospedagem, entre hotéis e pousadas – então, é comum que os turistas se hospedem pelas redondezas.
Na praia de Corumbau você encontrará clima bastante tropical, com uma paisagem estonteante – dessas que tiram nosso fôlego. A água é calma e as ondas não são das mais bruscas, portanto, é o lugar ideal para quem deseja curtir férias sossegadas, sem preocupações com vilarejo movimentado ou com a praia superlotada. Mas, apesar do sossego, Corumbau oferece infraestrutura completa àqueles que desejam curtir o dia na praia – dá para aproveitar o tempo nas barracas à beira-mar, que normalmente oferecem comida regional, com muitos frutos do mar. Da praia principal saem passeios que visitam os recifes mais próximos, então, dá para curtir a vida marinha bem próxima, além de se encantar com a paisagem. (Fonte: viagemegastronomia.com.br)

.

Comentários estão fechados.